Norma para estruturas de aço com perfis tubulares entra novamente em consulta pública

Apesar de ter sido revisado em 2012, texto sofreu algumas alterações na sua redação, que exigiram uma nova chamada de opiniões

Um novo projeto de norma para estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edificações com perfis tubulares está em consulta pública na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) até o dia 8 de julho. O texto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Estruturas de Aço do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02).

A normativa entrou em consulta pública pela primeira vez no final de 2012, quando foram detectadas pequenas correções no texto. De acordo com o engenheiro João Requena, no entanto, não há nenhuma modificação técnica relevante. A futura norma definirá os princípios gerais dos projetos de estruturas de aço e mistas de edificações, incluindo passarelas de pedestres e suportes de equipamentos que utilizem perfis tubulares.

O projeto afirma que as determinações previstas pela NBR 8800:2008 – 
Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, ainda serão válidas. Porém, a nova norma traria procedimentos específicos que refletem mais precisamente o comportamento dos perfis tubulares e outros temas não presentes na primeira norma.

Além da NBR 8800, o projeto possui como referências normativas a NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento e a internacional AWS D1.1/D1.1M:2010 – Structural welding code steel.

Fonte: Revista Tecnhe 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.