Presidente do Confea ministra palestra em congresso internacional

Cinco sessões plenárias temáticas compõem a programação do 4º Congresso Íbero-Americano de Engenharia Civil. Uma delas aborda o reconhecimento do engenheiro civil na sociedade e tem entre seus palestrantes o presidente no Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva. O Congresso ocorre nesta sexta-feira (15), na cidade de Porto, em Portugal.

Na ocasião, José Tadeu ministra a palestra “Brasil – oportunidade para engenheiros?”, quando abordará a história da regulamentação dos profissionais no Brasil, os números de profissionais no país, a história da estagnação e alavanca do cenário brasileiro para os engenheiros civis e os trâmites para o ingresso de profissionais estrangeiros no mercado brasileiro conforme a Resolução nº 1007/2003 do Confea, a Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício profissional, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O moderador dessa plenária é o presidente do Conselho Mundial de Engenheiros Civis, Emílio Cólon. Os debates contam com representantes de colegiados da classe da Colômbia e da Espanha.

Outra sessão plenária, a que trata do desenvolvimento urbano, tem como moderador o conselheiro federal Francisco Ladaga, que também preside a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc). Já a plenária sobre habilitações, acervo, competências, qualificações profissionais e mobilidade do engenheiro civil tem em seu rol de oradores o presidente do Crea-PR, Joel Kruger.

Os temas abordados nas outras sessões plenárias são internacionalização e sustentabilidade da construção; estratégias e políticas de desenvolvimento no setor da construção dos países íbero-americanos; e o exercício da profissão de engenheiro civil nos países de língua portuguesa e castelhana. O evento tem como palestrantes lideranças da área tecnológica de Portugal, Brasil, Chile, Espanha, Porto Rico, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Panamá, Peru, Mexico, Argentina, Honduras e Cuba.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.