3ª Reunião do Colégio de Presidentes é acompanhada pela Mútua, em Goiás

Teve início ontem (6) na Sede do Crea-GO, em Goiânia, a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. A reunião, que se estende até sexta-feira (8), foi iniciada com homenagens. Além dos representantes de todos os Creas presentes, o presidente do Confea, Joel Kruger, o diretor presidente interino da Mútua, Marcelo de Oliveira Morais, e o diretor geral da Mútua-GO, Roger Pacheco, receberam certificado conferindo a cada instituição honraria pelas relevantes contribuições à construção da história do Crea-GO, que neste ano comemora seu Jubileu de Ouro.

Os certificados foram entregues, um a um, pelo presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, e pela coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Jubileu de Ouro do Crea-GO, conselheira Ana Renata Volpini Litfalla. Com a presença de 26 presidentes de Creas e autoridades, a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes tem como objetivo buscar a unidade de ação em relação ao funcionamento do Sistema por meio da uniformização de procedimentos

O diretor presidente interino da Mútua e o presidente do Confea fizeram parte da mesa solene de abertura, onde aproveitaram a oportunidade para saudar a todos os presentes e desejar um “bom trabalho nos três dias de atividades”, como destacou Krüger. Por sua vez, o presidente do Crea anfitrião deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a oportunidade de sediar a 3ª Reunião do colegiado. “É uma satisfação muito grande para Goiás receber o CP, para que possamos dar continuidade às discussões e mudanças que estão sendo propostas para o Sistema Confea/Crea e Mútua”, afirmou o presidente.

Entre as autoridades presentes na ocasião, estiveram o vice-presidente do Crea-GO, Ricardo Veiga; o diretor administrativo em exercício da Mútua, Ricardo Antonio de Arruda Veiga; o diretor geral da Mútua-GO, Roger Pacheco; o conselheiro federal Jackson Luiz Jarzynski; o conselheiro do Crea-GO e coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), Jovanilson Faleiro; o conselheiro goiano Paulo Roberto Viana, coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-GO (CEP); e Annibal Margon, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO (CEA).

Palestras

O primeiro dia de evento também foi marcado pela palestra do diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), Felipe Chaves, que falou aos representantes do Sistema sobre os “Impactos da privatização da Eletrobrás na soberania e na Engenharia do Brasil”. O painel abordou os impactos que uma possível privatização poderia ocasionar ao país, à Engenharia, à Ciência e Tecnologia e às pesquisas em desenvolvimento no Brasil, além dos possíveis efeitos nas tarifas.

O líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos, apresentou o “Modelo de Fiscalização Sustentável” do Conselho goiano, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com base nas informações às quais o Crea-GO tem acesso a partir dos acordos de cooperação técnica firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás.

Para este segundo dia de evento, no período da tarde, acontece a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiência prática na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias, George Rangel; e a apresentação sobre o Livro de Ordem, que será realizada pela líder da Área de Análise de Processos de Registro do Crea-GO, eng. Civ. Kamilla Geaninne Pires.

Discussões

Outras discussões de assuntos inerentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua estão previstas na pauta da 3ª Reunião do CP em 2018 para os três dias de encontro. Entre os assuntos, estão: informes sobre a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió-AL; melhorias tecnológicas de todo o Sistema; a criação do Conselho dos Técnicos; contrato entre Confea, Creas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); fiscalização em hospitais e clínicas; e outros.

 

Fonte: Gecom/Mútua com informações do Crea-GO

Fotos: Cristiano Borges

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.