1º Seminário de Sustentabilidade Mútua é notícia na imprensa de PE

Evento foi divulgado no jornal Diário de Pernambuco, na edição do último fim de semana

O 1º Seminário de Sustentabilidade Mútua – que ocorre a partir das 8h, no Auditório da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE), nesta sexta-feira, 26 – é notícia na imprensa do Estado. No último final de semana foi veiculada na Editoria de Economia, do jornal Diário de Pernambuco, uma matéria sobre o evento. Além de divulgar o Seminário e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a notícia aponta também para os desafios ambientais que afetam o setor.

No texto, o engenheiro civil Adriano Lucena, da Mútua-PE, explica que o Seminário faz parte de uma série de debates que a Instituição promove desde maio e que pretendem aproximar a engenharia de questões que afetam toda a sociedade. “Vamos discutir o conceito e os diferentes aspectos do problema da poluição, como a poluição sonora, do ar e do tratamento da água mineral, entre outros”, explica Lucena.

Até o fim do ano, a Mútua promove outros debates. Em 23 de novembro, deve ocorrer um debate sobre construção envolvendo contêineres e energia renovável para o mercado de placas solares.

Veja a matéria aqui (para assinantes).

Debate

O 1° Seminário de Sustentabilidade Mútua é uma parceria da Caixa de Assistência-PE com a Universidade de Pernambuco e ocorre nesta sexta-feira, 26 de outubro, no Auditório da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE). O evento ocorre das 8h às 17h, com a participação de associados da Caixa, professores da Instituição de Ensino Superior e convidados.

Na oportunidade, os participantes debatem temas como poluição, uso racional e preservação da água mineral, como lidar com resíduos sólidos na construção civil, saneamento básico, energias renováveis e sustentabilidade empresarial.

O evento é uma parceria da Mútua-PE com a Universidade de Pernambuco. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira a Programação:

Seminário Sobre Sustentabilidade Mútua

Sexta-feira, 26 de outubro, das 8h às 17h, no Auditório da Poli-UPE.

8h30: Abertura com os engenheiros civis Adriano Lucena (Mútua-PE) e Alexandre Gusmão (poli-UPE).

9h: Poluição

Com o professor Alex Souza Moraes, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). É doutor (2013) em Geociências, na área de Geologia Sedimentar e Ambiental pela UPE e pós-doutor (2014) em transporte de poluentes emergentes em solos pela Université Joseph Fourier (Grenoble, França).

9h30: Água Mineral

Com o engenheiro mecânico Milton Nakamura, da empresa Bomac do Nordeste e consultor técnico da Purific, por meio da empresa Aliança Purificadores. Atua no mercado local desde 1987 e com larga experiência em dimensionamento de sistemas de pressurização e bombeamento de água, incluindo projetos movidos à energia solar.

10h: Intervalo

10h30: Cemitérios, Necrochorumes.

O professor do Instituto Federal de Pernambuco, Eduardo Antônio Maia Lins, é especialista em Gestão Ambiental pela UPE, onde se doutorou. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife), onde coordena o Grupo de Poluição e Contaminação Ambiental do IFPE, no departamento de Saneamento. Também leciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no departamento de Engenharia Ambiental, Química, Ciências Biológicas e Civil. Professor colaborador do Mestrado do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), na área de contaminação ambiental.

11h: Resíduos Sólidos da Construção Civil

Com a professora da UPE, Stela Fucale, doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvido parcialmente na Technische Universitaet Braunschweig" (TUBS), Alemanha. É coordenadora do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE.

Almoço

13h30: Sustentabilidade Empresarial

Engenheiro Florestal pela UPE, Sergio Paulo Alves Maffioletti tem mestrado profissional em Tecnologia Ambiental Pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP/OS), expertise em Planejamento e Gestão Ambiental de Obras Civis e de Operação em Empreendimentos Comerciais e na Área Florestal. Atualmente é gerente de Desenvolvimento Socioambiental e coordenador das Ações Socioambientais Corporativas e de Certificação Ambiental de Edificações Comerciais do Grupo JCPM.

14h: Navios, Água de Lastro.

Engenheira mecânica pela UPE, Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira tem mestrado em Engenharia de Produção, especialização em Qualidade e Produtividade e doutorado em Administração pela mesma instituição. É servidora pública concursada como Analista de Infraestrutura do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Atua no Departamento da Marinha Mercante, na análise de projetos, custos navais, composição e avaliação de custos navais, acompanhamento da construção de navios e estaleiros, bem como a liberação de recursos para essas obras.

15h: Energia Renovável

Artur Andrade Costa é engenheiro eletrotécnico pela Escola Politécnica de Pernambuco (2007) e tem pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. (FGV). Atualmente é engenheiro sênior na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na área de Eficiência Energética, e participa de projetos para instalação de gerações fotovoltaicas e eficientização de prédios públicos na região metropolitana do Recife.  Também possui experiência na área de montagem industrial, em plantas como a Refinaria Abreu e Lima e o Complexo Petroquímico de Suape, além da construção de uma planta petroquímica no México.

15h30: Saneamento Básico

Sérgio Santos Xavier é engenheiro civil pela (UFPE), especialista em Saneamento Ambiental (UFPE), Infraestrutura Viária (UNICAP), Tecnologia Ambiental (UNICAP), Gerenciamento de Recursos Hídricos (UFBA). É diretor e responsável técnico da Santos Engenharia e consultor autônomo. É presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e participa da Diretoria e do Conselho da entidade desde 1989.

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.