Sistema realiza reunião do CP e lançamento da 74ª Soea, em Belém (PA)


Paulo Guimarães destacou a agenda proativa da Mútua e agradeceu a parceria de todo o Sistema

Os presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua abriram, na manhã dessa segunda-feira (10), a 2ª Reunião Ordinária de 2017 do Colégio de Presidentes do Sistema, em Belém (PA). A capital paraense ainda sediou, nessa noite, a solenidade de Lançamento da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que será realizada na cidade, de 8 a 11 de agosto próximo.

Integrando a mesa condutiva dos trabalhos do CP, Paulo Guimarães, presidente da Mútua, saudou a todos os presentes, desejando uma profícua reunião. Mais uma vez, Paulo Guimarães ressaltou e agradeceu a parceria do Confea e dos Creas com a Mútua e reforçou a postura proativa que a Caixa de Assistência tem adotado na condução de suas atividades. “Estamos com muitos projetos, ouvindo os presidentes de Creas, as Diretorias Regionais, lideranças e profissionais, e já tivemos grandes avanços, como foi o caso da defesa da nossa ART”, lembrou ele. Outro destaque, citou Guimarães, foi a implantação do primeiro posto da Mútua fora de uma capital, instalado em Campina Grande (PB). Mais detalhes e outros dados sobre as atividades da Mútua serão mostrados aos presidentes na apresentação do relatório da Mútua, que compõe a pauta do encontro.

Coordenando os trabalhos, estão o presidente do Confea, José Tadeu, o coordenador do Colégio e presidente do Crea-RN, Modesto Ferreira, o anfitrião, presidente do Crea-PA, Elias Lima, e o coordenador adjunto do CP e presidente do Crea-AP, Laércio Aires dos Santos. Os diretores da Mútua Jorge Silveira (Benefícios), Gerson Taguatinga (financeiro), Julio Fialkoski (administrativo) e Marcelo Morais (Tecnologia) também acompanham a reunião.


Giucélia: instituições mais próximas dos profissionais

Presidentes de Creas aproveitaram o espaço das falas de abertura para parabenizar a Mútua e sua Diretoria Executiva. A presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, destacou a atuação da Mútua em prol de melhorias para os profissionais. “Eu recebi, enquanto gestora, um presente da Mútua com esse escritório descentralizado em Campina Grande, que tem sido uma referência da nossa gestão junto aos profissionais. Nos três meses de funcionamento da unidade tivemos uma grande procura. Isso nos mostra que, quanto mais você aproxima as instituições dos profissionais, mais você tem resposta”, afirmou.

Melvis Barrios, presidente do Crea-RS, comentou sobre o trabalho efetivo da Mútua na sensibilização dos servidores do Crea e da Diretoria do Conselho sobre a relevância da previdência complementar. “No Acordo Coletivo deste ano estamos implantando o TecnoPrev para todos os servidores com depósito paritário do Conselho e, assim, vamos ter mais 200 novos sócios para a Mútua. Também resolvemos a questão do processo judicial sobre o repasse do percentual da ART da Mútua”. Melvis reiterou que essa pendência que já existia quando assumiu a Presidência do Regional e que está em vias de conclusão, apenas aguardando a validação do acordo pelo Judiciário.


TecnoPrev foi destaque na fala do presidente do Crea-RS, Melvis Barrios (ao centro). Ao seu lado, os presidentes de Creas da Região Sul, Carlos Alberto Kita Xavier (SC) e Joel Kruger (PR)

Enaltecendo a postura de diálogo com a qual a Diretoria da Mútua tem se pautado, o coordenador do CP parabenizou pelo posto de atendimento em Campina Grande e pelo acordo com o Crea-RS. “Acho que devemos buscar tudo aquilo que venha a somar e precisamos incentivar essas atitudes”, ponderou Modesto.


Paulo Guimarães, José Tadeu, Modesto Ferreira, Elias Lima e Laercio dos Santos à mesa diretiva da reunião

Assuntos em pauta

Constam da pauta desta segunda reunião do CP assuntos gerais do Sistema, como a apresentação do quadro demonstrativo do andamento das propostas do colegiado, exercício 2016/2017, informes das Comissões Permanentes do Confea – CCSS, CONP, CAIS, CEAP e CEEP -, a escolha da cidade sede da 75ª SOEA e, ainda, temas listados pelos Creas, como questões relativas à segurança contra incêndios, eleições do Sistema, comitês e eleições da ABNT, proposta para implantação de desconto na anuidade de profissionais desempregados e com pedido de interrupção do registro e a criação do Grupo de Trabalho Bombeiros.

As deliberações do CP em Belém prosseguem até quarta-feira (12). Também presentes, os diretores da Mútua-PA, Ana Maria Faria (geral), Carlos Eduardo Domingues (financeiro) e Gilmário Drago (administrativo).

 

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.