Diretor da Mútua-DF prestigia 25 anos da Finatec

Em comemoração aos 25 anos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), foi realizado no dia 22 de março, na Sede da instituição, um encontro entre funcionários, Diretoria, pesquisadores, alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB) para relembrar a trajetória da Fundação que, em sua história, apoiou o desenvolvimento de mais de 3 mil projetos.

O diretor administrativo da Mútua-DF, técnico em automobilística Wellington Siqueira de Medeiros, esteve no local prestigiando o evento. Fundada no dia 13 de março de 1992, a Finatec nasceu do sonho de 12 professores da UnB, 10 deles do curso de Engenharia Mecânica, um do curso de Engenharia Elétrica e outro da Física. Hoje, o trabalho é desenvolvido por uma equipe de mais de 70 pessoas.

Pioneira no lançamento de editais de incentivo à pesquisa, a Finatec criou o primeiro Programa de Fomento do País, no âmbito das fundações de apoio à Universidade, no ano de 2000, passando a auxiliar os pesquisadores na publicação, na participação em eventos científicos internacionais e também na realização de projetos finais e de pesquisa. Os editais de fomento são custeados pela própria Finatec, que garante mais uma forma de auxiliar a UnB na produção científica, atendendo dessa forma os objetivos para os quais foi criada.

Desde 2015, após importante processo de reestruturação e com o desafio de promover o reequilíbrio financeiro, um Plano de Trabalho Estratégico vem conduzindo as atividades da Finatec de forma transparente e com foco na qualidade. Neste documento, cinco objetivos principais foram apontados: capacitar e fortalecer a Finatec para prospectar novos projetos; fortalecer a imagem da entidade; revisar o escopo das atividades; consolidar e ampliar os resultados de tecnologia em processos e, por fim, fortalecer o relacionamento em rede.

Só em 2016, a Finatec apoiou a execução de 127 projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, apresentando um crescimento de 89% em relação ao ano anterior. Além disso, a Fundação também realizou a gestão administrativa e financeira de 111 eventos científicos, o que resultou em um montante de mais de R$ 1,5 milhão, um acréscimo de 80% em relação ao ano anterior.

Para os próximos 25 anos, com foco no futuro, a Fundação tem o objetivo de ampliar ainda mais o seu prestígio e protagonismo na área de gestão de pesquisa científica no Distrito Federal e no Brasil, aperfeiçoando os Programas de Apoio e alcançando a todos os professores, coordenadores e alunos de mestrado e doutorado que necessitam de suporte e auxílio.

Fonte: Gecom/Mútua com informações da Finatec

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.