Diretora geral da Mútua-PA é a “Engenheira Agrônoma do Ano”, pela Aeapa

Nessa sexta-feira (27), a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (Aeapa) realiza solenidade de entrega das comendas anuais em homenagem aos Profissionais da Agronomia e do Agronegócio que se destacaram no exercício de 2016.

A principal categoria do tributo – Engenheiro(a) Agrônomo(a) do Ano – será concedida à engenheira agrônoma Ana Maria Pereira de Faria, diretora geral da Mútua-PA. A entrega da comenda acontecerá no Auditório do Palácio da Agricultura – Faepa.

A homenageada

Ana Maria Pereira de Faria é formada em Agronomia, pela antiga Faculdade de Ciências Agrárias (FCAP), hoje Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), na turma de 1978. Também é bacharel em Direito, pela Faculdade Ideal, em 2011.

É aposentada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde exerceu funções em diferentes cargos de direcionamento e chefia. Atualmente, Ana Maria Faria ocupa o cargo de diretora geral da Mútua-PA, Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea-PA.

No Incra, desenvolveu relevante papel no desenvolvimento de cidades, entre elas Marabá, Tucuruí e Belém, desde 1979, com ações fundiárias de discriminação e arrecadação sumária de glebas, regularização, legitimação e colonização fundiária, fiscalização topográfica, relocação e assentamento de colonos das áreas alagadas pela construção do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí para as áreas de terra firme. Também participou ativamente da mobilização para a construção das novas cidades no Sul do Pará, entre elas, Jacundá, Breu Branco e Novo Repartimento.

Foi, ainda, presidente do Conselho Municipal de Saúde Animal de Tucuruí (Comusa) e, em 2005, ocupou cargo na Diretoria do Sindicato de Produtores Rurais de Tucuruí e na Coordenação da Exposição Agropecuária de Tucuruí.

Integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua desde 2003, foi inspetora chefe na Inspetoria de Tucuruí, presidente do Colégio de Inspetores, conselheira regional no Crea, coordenadora adjunta da Câmara Especializada de Agronomia, membro efetivo da Comissão de Renovação do Terço e da Comissão de Ética; coordenadora das Comissões Editorial e de Relação Pública do Crea-PA; integrante da Câmara de Agronomia do Crea-PA e, desde 2015, é diretora da Caixa de Assistência dos Profissionais, na Regional do Pará.

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Mútua-PA)

Foto: arquivo

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.