Por que estudar Engenharia Civil

Conheça os detalhes da graduação em Engenharia Civil. Veja se essa é a profissão que estava procurando

A Engenharia é um campo abrangente. A rotina profissional de quem atua nesse campo consiste na elaboração, execução e manutenção de projetos. Quem trabalha nessa área profissional pode atuar no setor agrícola, em empresas e no setor público, atuando na construção de obras de infraestrutura como pontes, rodovias, ferrovias, aeroportos.
A seguir, conheça os detalhes sobre a graduação em Engenharia Civil, o dia a dia da profissão e o mercado de trabalho:

O que faz o engenheiro civil?

O engenheiro civil atua na projeção e execução de obras acompanhando a construção de casas, prédios, pontes, estradas, e qualquer outro tipo de obra de infraestrutura das cidades. Ele é o responsável pela supervisão da segurança desses projetos e, por meio de cálculos, garante a estabilidade das construções e a segurança dos projetos em que se envolve.

Um engenheiro civil pode atuar na área de construção urbana, no gerenciamento da qualidade das obras, na construção envolvendo os recursos hídricos, na infraestrutura de locomoção e em obras de saneamento básico. Um local constante durante a jornada de trabalho do engenheiro civil é o canteiro de obras, onde o trabalho desse profissional torna-se essencial para que tudo aconteça da maneira como foi esperada no projeto.

Graduação em Engenharia Civil

A duração média do curso de graduação é de 5 anos. Atualmente, o mercado de trabalho para a área encontra-se afetado pela crise econômica. Apesar disso, áreas como o saneamento e a geração de energia são áreas que costumam demandar profissionais constantemente. Outro dado que melhora a situação é que a construção civil está presente em praticamente todos os lugares das grandes cidades e, assim, o engenheiro desse segmento é um profissional que sempre será requisitado.

Durante os anos letivos, o estudante de Engenharia Civil entra em contato com disciplinas básicas de Engenharia e só depois que começa a aprender sobre Civil de fato. Esse primeiro contato é importante para que ele aprenda conceitos básicos que serão usados posteriormente, mas de maneira aprofundada.

Algumas disciplinas do curso são: Desenho Técnico, Construção Civil, Estruturas, Administração etc. Para conseguir o diploma, o estudante precisa realizar um tempo de estágio, com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos ensinados em sala de aula.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.