Livro resgata cinco décadas de trabalho e evolução

Na noite do dia 16 de dezembro, no Buffet Leila Malouf, ocorreu o lançamento do livro intitulado “50 Anos do Crea em Mato Grosso”. De autoria da editora Primeira Página e coordenado pela Jornalista Lauristela Araújo, a publicação faz um “resgate de parte da história de profissionais obstinados que contribuíram para desenhar e construir o estado de Mato Grosso nas últimas cinco décadas”, explica o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Juares Silveira Samaniego.

A obra também pode ser classificada como uma reflexão sobre os 50 anos de caminhada de uma instituição que contribui ativamente para o crescimento econômico, social e cultural mato-grossense. A publicação traz ainda belíssimas fotografias de importantes marcos da engenharia do estado. A editora falou sobre o processo de produção do livro. “Trata-se de um projeto bastante compensador, afinal garimpar informações e pesquisar sobre uma história tão rica vale a pena e nos dá orgulho. A gratificação depois da obra pronta é poder constatar a contribuição extraordinária feita pelos pioneiros da engenharia no estado”, resumiu.

A escritora do livro também falou como foi gratificante como jornalista produzir a obra: “Gosto de trabalhar em projetos que tratam de celebrações como esta. É sempre um desafio e proporciona ao autor conhecer uma área que não é a dele. Aprendi muito fazendo este livro, primeiramente construindo uma bibliografia mínima sobre algo que antecede e muito esta história, que é o nascimento da engenharia no mundo. Este aprendizado foi muito importante por se tratar de uma leitura que me fez compreender melhor os depoimentos de alguns engenheiros entrevistados. Profissionais que têm uma visão holística do mundo. Não imaginava que estas pessoas estavam tão perto e fiquei surpresa com suas lutas em colocar em prática a função social da engenharia, uma engenharia humanística e que respeita o ser humano no seu espaço, na sua memorização e na construção de seu futuro”, disse.

Saiba mais –
Lauristela Guimarães é jornalista, bacharel em Direito, Especialista em Direito Ambiental, é autora de vários livros, dentre eles ‘Maravilhas de Mato Grosso’, ‘Jornalista não morde’, ‘Cuiabá Life’, ‘a Copa do Pantanal’.

Fonte: Crea-MT

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.