Crea-PR publica Caderno Técnico sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança Patrimonial

O Crea-PR disponibiliza, a partir desta semana, um Caderno Técnico sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança Patrimonial, com o objetivo de informar a sociedade sobre os procedimentos necessários para projetar, instalar e manter os sistemas de segurança patrimonial com o uso de equipamentos eletroeletrônicos e instalações elétricas. Além disso, é importante conscientizar os gestores públicos municipais e a população quanto à necessidade de contratar profissionais habilitados e empresas qualificadas nesta especialidade da engenharia elétrica, que tenham registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR.

As informações deste Caderno contribuem com o contratante e com o contratado que realiza serviços de projeto, fornecimento de equipamentos, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança patrimonial, já que fala sobre algumas peculiaridades de projeto para facilitar a contratação dos serviços e para que estes tenham garantia e confiabilidade.

Para que um sistema eletroeletrônico de segurança seja seguro e eficiente, é essencial que os projetos, as instalações e as manutenções sejam realizadas por profissionais qualificados e devidamente habilitados junto ao Crea-PR. Também é fundamental utilizar equipamentos normalizados e certificados, para que haja um padrão nas instalações, e que os municípios regulamentem a utilização desses sistemas eletroeletrônicos de segurança patrimonial.

Nos veículos de comunicação é constante a divulgação de que muitos desses sistemas de segurança não têm impedido a invasão de estranhos, mostrando que estes projetos podem não seguir as normas técnicas pertinentes e as especificações recomendadas pelos fabricantes dos equipamentos. Por outro lado, pela desinformação ou outros motivos, muitos contratantes não exigem a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional ou da empresa que executa os serviços de projeto ou de instalação e manutenção do sistema eletroeletrônico de segurança. A falta de ART gera uma situação irregular perante a Resolução nº 1025/2009 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, além de correr o risco de contratar serviços sem garantia e sem confiabilidade.

Qualidade dos sistemas e serviços
Esta publicação do Crea-PR foi desenvolvida por uma necessidade do momento e por solicitação dos profissionais, devido à insegurança na sociedade atual, tanto em relação à qualidade dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, como em relação aos profissionais que fornecem os serviços e equipamentos.

No Caderno Técnico sobre Segurança Eletrônica é possível encontrar informações sobre infraestrutura, instalações elétricas, alarme contra invasão, CFTV (Circuito fechado de televisão), interfonia, travas magnéticas, automatizadores de portão, cancelas e cercas eletrificadas. Este conteúdo serve de base para que os contratantes e os fornecedores de materiais e serviços tenham conhecimento do mínimo que deve ser apresentado e do mínimo que o contratante deve exigir de seu contratado, para que o resultado seja uma instalação segura, funcional, dentro das normas técnicas e com qualidade, evitando problemas de manutenção, problemas para ampliação, mau funcionamento e riscos às pessoas e edificações.

Caderno Técnico sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança Patrimonial

O conteúdo do Caderno Técnico sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança Patrimonial é público e está acessível no site do Crea-PR para todos que tiverem interesse.

Para acessar o Caderno, clique aqui.

Fonte: Crea-PR

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.