Festival reúne grandes nomes e expositores da bioarquitetura e permacultura em Nova Friburgo (RJ)

Nova Friburgo sedia o Festival da Sustentabilidade, um evento inédito na região serrana e que acontece de 11 a 15 de novembro de 2016 no Nova Friburgo Country Clube. O Festival da Sustentabilidade surge como fomento ao processo de pesquisa, ao debate, e a negócios e ações na esfera da sustentabilidade região. O evento vai receber profissionais que são referências internacionais em bioarquitetura e permacultura como o holandês Johan van Lenge, Fundador do TIBA-Rio e autor do best seller Manual do Arquiteto Descalço e Jorge Belanko, professor e capacitador de reconhecimento internacional, autor do El barro, las manos, la casa, DVD que  virou um  guia popular da Construção Natural.

O Festival reunirá palestras, oficinas, feira de negócios e atividades culturais e terá toda a energia utilizada suprida por uma pista de dança piezoelétrica (que produz energia por pressão), bicicletas ergométricas geradoras e painéis fotovoltáicos. O evento também tem compromisso de redução da pegada de carbono.

O objetivo é estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas, estimular o consumo de produtos e serviços do segmento de mercado e tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O Festival de Sustentabilidade espera reunir um público de 8 mil pessoas entre profissionais, universitários, ONGs, conselhos de engenharia e arquitetura e urbanismo e interessados em construção sustentável e sustentabilidade em um espaço de 6 mil m2, além de 50 expositores das áreas de gastronomia, moda, construção, design e energias renováveis. 

Dentro do Festival, acontecerá uma edição especial do Mercado Central, feira de Nova Friburgo que prima por dar visibilidade ao produtor e empreendimentos regionais e que é toda organizada com paletes de madeira, já em um modelo próprio de sustentabilidade.  

Mercado Central Sustentável
Feira de varejo de produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade nos segmentos de alimentação e moda. Esta edição especial contará com uma feira de varejo de produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade nos segmentos de alimentação e moda, além de contar com gastronomia vegana e orgânica e instituições que prestam serviços ambientais. O mercado Central será iluminado por refletores de LEDs abastecidos por uma usina solar instalada no Nova Friburgo Country Clube.

Dando sequência à série de esforços do Instituto Pindorama – Preservação Ambiental, Educação e Pesquisa em Sustentabilidade e Tibá – Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura, de tornar nossa região um pólo de sustentabilidade e qualidade de vida de reconhecimento internacional, o Festival da Sustentabilidade surge como um fomento ao processo de pesquisa, debates, negócios e ações na esfera da sustentabilidade em nossa região.

ExpoSustentabilidade
Feira de negócios com produtos e serviços das áreas de arquitetura, construção civil, decoração de interiores, energias alternativas, contando também com instituições públicas e privadas de fomento à sustentabilidade.

1º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade

Painéis e oficinas com profissionais de renome internacional para um público diário estimado em 300 pessoas.

[SILABAS 2016]1º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade

Painéis e oficinas com profissionais de renome internacional para um público diário estimado em 300 pessoas.  Com o objetivo de estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas e de tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

12/11: Bambu e Solo na Construção Civil: Normatização, Técnicas Construtivas e Habitações de baixo impacto de interesse social. Com a presença de Jorg Stamm (Equador), construtor da Green School of Bali, Jorge Belanko (Argentina), autor do DVD “barro en las manos” e construtor, Luis Carlos Rios (Colômbia)  construtor de diversas vilas de casas de bambu, Arq. Tomaz Lotufo, Mario Seixas da PUC-Rio, ABNT, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo e CREA.

13/11: Cidades Sustentáveis: Gestão Hídrica, Energias, Biogás e Resíduos orgânicos. Com Guilherme Castagna (Fluxus Design Ecológico), Cláudio Spínola, finalista do prêmio latino-americano de empreendedores sustentáveis da Folha de São Paulo, Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama, Águas do Brasil.

14/11: Agricultura Orgânica: Agricultura Familiar, Plantas Alimentícias Não-convencionais, Agricultura Sintrópica. Com Yuri Diniz (CARPE), Antônio Augusto (Rede Ecovida), Prof. Dr. Valdely Knupp (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas), Banco do Brasil e EMATER

15/11: Empreendorismo Sustentável: Negócios Sociais e o desenvolvimento sócio-ambiental. Nilson Dias (Instituto Pindorama), Joana Pereira (Yunnus Negócios Sociais), Elena Ayrias, da Associação de Ecoturismo (Costa Rica), Secretaria de Turismo, SEBRAE, Banco do Brasil.

Na parte da tarde haverá workshops com os seguintes professores e temas:

12/11 – Jorg Stamm: Construção com Bambu

13/11- Jorge Belanko: Construção com Terra

14/11 – Yuri Diniz: Agricultura Sintrópica / Prof. Dr. Knupp: Plantas Alimentícias Não-Convencionais

15/11 – Nilson Dias: Empreededorismo Sustentável / Joana Pereira: Negócios Sociais

Bios:

Johan van Lengen – Fundador do TIBA – Rio e autor do best seller Manual do Arquiteto Descalço, Johan nasceu na Holanda e deixou nos anos setenta uma bem-sucedida carreira como arquiteto na Califórnia para se dedicar a busca de melhorias  nas moradias populares. Van Lengen trabalhou para agências governamentais, inclusive para as Nações Unidas, e especialmente na América Latina.

Jorge Belanko – Autor do DVD didático El barro, las manos, la casa, que se converteu em um guia popular da Construção Natural. Belanko começou a trabalhar com construção aos 12 anos acompanhando seu pai. Após alguns anos começou a pesquisar e experimentar materiais e técnicas naturais e ecológicas. Especialista em acabamentos e rebocos finos. Jorge tem realizado diversas obras deste tipo na Comarca Del Bolsón, na Argentina onde reside atualmente. É professor e capacitador de reconhecimento internacional.

Jorg Stamm construtor da Green School of Bali se tornou mestre das estruturas de carga pesada em bambu. Originário da Alemanha, marceneiro de ponta, munido dos conhecimentos da carpintaria tradicional deixou sua terra natal e estabeleceu-se na América do Sul, onde passou a trabalhar com  bambu. Na Colômbia, faz parte do grande movimento de uso do bambu na construção civil. Seus mais recentes trabalhos realizados são a Green School e o famoso Bamboo Pavillion, ambos em Bali, onde também ministrou várias oficinas e cursos práticos durante a execução dos projetos.

Yuri Diniz é um jovem agricultor discípulo de Ernst Gotsch, que desenvolveu a agricultura sintrópica. Vive em busca de um balanço energético positivo. Inspirado nas sabedorias passadas por Ernst Gotsch, Yuri produz alimentos criando florestas, é o Idealizador e sócio-fundador da empresa CARPE – Projetos Socioambientais, professor de Sustentabilidades da Escola Parque, criador do Grupo do Jardim e ministra cursos no TIBÁ.

Prof. Dr. Valdely Knupp, autor do livro PANCs: Plantas Alimentícias Não-Convencionais, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, trabalha no levantamento da riqueza de espécies com potencial alimentício e trabalhos de cultivos experimentais baseados nos preceitos agroecológicos e em análises nutricionais e sensoriais das espécies mais promissoras.

Luiz Carlos Rios engenheiro da Fundación Timagua (Cali,Colômbia), desenvolveu o método construtivo “timagua” com bambu guádua e calfitice, o que proporciona maior durabilidade para a construção com bambu em ambientes tropicais (pois possuem muita umidade no ar) e possibilita a construção telhados em formatos orgânicos com esterídias de bambu e calfitice.

Atividades culturais no Festival:

O evento contará com diversas atividades para todas as idades a partir das 10 horas da manhã:

– Yoga com professores do Samsara

– TaiChiChuan com a Professora Gracinha

– Danças Circulares com Clarice Líbano numa pista de dança que gera energia

– Oficina de circo com Circo de La Costa, circo itinerante movido a energia Solar

– Oficina de Compostagem e de Bioconstrução no Stand do Instituto Pindorama

– Oficina de Energia Solar no Stand da RenovAR Energias

– HUB de trabalho colaborativo através do app GoodPeople durante todo evento

Atrações Musicais

Nesta Edição do Festival da Sustentabilidade teremos as seguintes atrações:

– Grupo Mangalam – Música Étnica e Devocional

– Camarada Matagal – Banda com todos instrumentos feitos com bambu, ganhadora do Festival Olímpiada da Música (Cachoeiras de Macacu)

Programação

Dia 10/11- 20h – abertura solene

De 12 a 15 de Novembro –

Painéis: tem inicio as 8h para que se inscrever

atividades culturais:  10h às 18h

shows musicias:  19h/ 22h.

Venda ingressos: http://pindorama.org.br/silabas/

Pós-evento: Cursos Bambo

Serviço

Festival da Sustentabilidade

Datas: 11 a 15 de novembro de 2016

Local: Nova Friburgo Country Clube

http://festivaldasustentabilidade.og.br/

Reserva de vagas Sílabas: http://conteudo.pindorama.org.br/pre-inscricao-silabas-2016

Realização:

Instituto Pindorama – Preservação Ambiental e Educação Ecológica

Conectivos – Curadoria de conteúdo e eventos que promove cursos livres, oficinas e palestras e eventos. www.conectivoscuradoria.com

Tibá – Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura, de tornar nossa região um polo de sustentabilidade e qualidade de vida de reconhecimento internacional.

 

Fonte: http://jornaldaconstrucaocivil.com.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.