Cartilha da Embrapa orienta produtores de leite sobre gestão da água

Guia sugere práticas que podem diminuir custo da produção, como a captação da água da chuva e o uso de mangueiras de pressão

A Embrapa Pecuária Sudeste disponibilizou um guia para auxiliar produtores na adoção do uso correto de recursos hídricos na agropecuária, para uma produção mais competitiva e dentro das exigências da legislação ambiental do País.

A segunda edição da publicação “Boas Práticas Hídricas na Produção Leiteira” orienta o pecuarista em cada etapa do processo produtivo. Práticas simples como a troca de mangueiras comuns por de pressão, captação de água da chuva para uso na lavagem do piso, detecção de vazamentos, manter os bebedouros limpos, formular e balancear corretamente as dietas dos animais podem fazer a diferença.

Segundo o pesquisador e autor da publicação, Julio Palhares, as boas práticas hídricas no sistema de produção animal passam pela alimentação, insumo produtivo e recurso natural. “Exercitar a utilização e o manejo da água nestas três dimensões proporcionará disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade na produção rural”, afirmou.

No manual, a Embrapa faz recomendações consideram a realidade da produção leiteira brasileira e as legislações ambientais.

“A pecuária leiteira pode ser pioneira na utilização de boas práticas hídricas, garantindo a oferta de um produto que considere os valores de segurança dos alimentos e de conservação do meio ambiente, bem como a saúde humana e animal”, destaca o pesquisador.

Confira o guia na íntegra.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.