No ES, Mútua integra uma das maiores mobilizações pelo Outubro Rosa no Brasil

Foi realizada nesse domingo (23), na Orla de Vitória, a Caminhada Outubro Rosa da Afecc-HSRC, reunindo famílias inteiras, pacientes, ex-pacientes e instituições parceiras

Da Afecc-HSRC, Bianca Beraldi Xavier (assistente social), Marilúcia Silva Dalla (vice-presidente) e Telma Dias Ayres (presidente), com o diretor-geral da Mútua-ES, Douglas Muniz Lyra

O Outubro Rosa no Espírito Santo tem uma programação que dura mais que os 30 dias do mês. A campanha no estado capixaba começa no final de setembro e se estende até o início de novembro. Encabeçado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), entidade ligada ao Hospital Santa Rita de Cássia, o Outubro Rosa na região tem forte apoio de diversas instituições e do Governo do estado. Neste ano, a Mútua e o Crea-ES também integram rol de parcerias da Associação na mobilização pelo Outubro Rosa.

Um dos momentos mais esperados e que mais engaja o público na campanha é a Caminhada do Outubro Rosa, que teve sua edição de 2016 realizada nesse domingo (23), com percurso na Orla de Vitória, na praia de Camburi. A Mútua-ES marcou presença no circuito esportivo, com um estande da Caixa de Assistência ao final do trajeto da caminhada para divulgação da instituição.

Muita animação e entusiasmo marcou a Caminhada do Outubro Rosa, em Vitória

Para o diretor-geral da Mútua-ES, Douglas Muniz Lyra, não há de se falar sobre a relevância do movimento Outubro Rosa, pois este já está consolidado e sua finalidade é o principal motivo dos esforços conjuntos de tantas instituições e pessoas. Com relação ao apoio da Mútua à campanha, o diretor da Caixa de Assistência reforça que essas ações estão amplamente ligadas ao papel da Instituição. “O universo só dos profissionais do Sistema Confea/Crea não é o bastante. Temos que estar junto à sociedade em projetos dessa ordem social e humanísticos. Espero que no próximo ano, novamente com apoio da Mútua Sede, consigamos fazer ainda mais do que fizemos este ano”, revela.

Agradecendo a colaboração da Mútua e antecipando o convide para nova parceria no Outubro Rosa do ano que vem, a vice-presidente da Afecc-HSRC e coordenadora do movimento no estado, Marilúcia Silva Dalla, lembrou o que representa o apoio das instituições para a campanha. “É muito importante a participação de todos e das instituições, como a Mútua. Esse movimento é de todos nós. É um movimento pela mulher, por quem está sem voz e que está precisando de ajuda. Então, quando vemos que uma instituição séria como a Mútua se junta a nós, isso é motivo de muita alegria e renova nossa vontade de ajudar e renova nossa força para continuar com a campanha, que é tão importante”.

 

O diretor da Mútua-ES e as colaboradoras da Caixa celebram o sucesso da participação na Caminhada

 

Programação Outubro Rosa Afecc

A Afecc-HSRC explica que a programação do Outubro Rosa organizada pela entidade, além de alertar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tem também a proposta de propagar sentimentos e causar mais envolvimento nas ações de alerta para a detecção do câncer.

Com um trabalho intenso direcionado aos pacientes de câncer, a Associação volta seus esforços nesse período do ano à saúde da mulher. Palestras, prestação de serviços, realização de exames e diversas ações voltadas para o alerta e a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama serão realizadas sob a coordenação da Afecc-HSRC.

Para ampliar o acesso a todos, a Afecc-HSRC vai até os povos tradicionais do Espírito Santo, à população dos assentamentos de terra e às mulheres do sistema prisional. As participantes recebem orientação sobre a realização de exame de mamografia e são encaminhados ao Hospital, onde são realizados todos os procedimentos necessários. Caso seja detectado câncer, todo o tratamento é assumido pela Afecc-HSRC.

Outro importante apoio na edição da campanha 2016 veio da artista plástica Flávia Carvalhinho, que assina a arte das camisetas da caminhada. Toda a arrecadação das peças vendidas será revertida para projetos da Associação.

Ainda é possível conferir ações do Outubro Rosa da Afecc-HSRC, em Vitória. Até o dia 4 de novembro a Associação segue com a programação do movimento, como palestras, seminário e atividades esportivas. Confira aqui a programação.

 

Camiseta da campanha 2016 com design de Flávia Carvalhinho. Nas costas, logo dos apoiadores, entre eles a Mútua e o Crea-ES

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.