Reunião das Caixas Nordeste da Mútua tem início nesta segunda-feira


Compuseram a mesa de início dos trabalhos: Jorge Silveira, Gerardo Santos Filho, Augusto José Nogueira, Paulo Guimarães, Gerson Taguatinga, Evandro Carvalho e Marcelo Morais

Com as presenças dos diretores dos estados que compõem a Região Nordeste e dos diretores executivos da Mútua, começa hoje (24) a 9ª Reunião das Caixas Nordeste da Instituição. A cidade anfitriã do encontro é Ipojuca, a 60 km de Recife (PE). Realizada até amanhã, a reunião tem uma extensa pauta de assuntos administrativos, financeiros, jurídicos, de benefícios e tecnologia, entre outros, voltados a um melhor atendimento aos associados e aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A abertura do evento foi conduzida pelos diretores executivos da Mútua – presidente, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, diretor de Benefícios, eng. civil Jorge Silveira, diretor financeiro, eng civil Gerson Taguatinga e diretor de Tecnologia, eng civil Marcelo Morais. Também prestigiou a abertura da reunião o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), eng. civil Evandro de Alencar Carvalho.

Agradecendo a presença de todos, o presidente da Mútua destacou a importância das reuniões regionais que pautam as ações da Instituição. Fez explanação sobre as ações mais recentes da Instituição, com balanço da participação da Mútua na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em agosto e setembro deste ano, em eventos do Sistema que tiveram a participação da Mútua, parcerias com entidades e apresentou o rendimento do TecnoPrev, o plano de complementação de aposentadoria dos profissionais da área tecnológica, que atingiu um acumulado de 16,32%, de janeiro a setembro deste ano.

Guimarães comemorou, ainda, o aumento no número de associados, que passou para mais de cem mil em todo o país – considerando  todas as modalidades -, a vitória junto ao Supremo Tribunal Federal com relação à legalidade da cobrança da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a aprovação, pelo Plenário do Confea, da alteração no estatuto da Mútua.

Pronunciamentos 

O diretor geral da Mútua Pernambuco, estado anfitrião da reunião, Augusto José Nogueira, enalteceu o excelente relacionamento da Regional com o Crea-PE, o que facilita as ações em parceria das duas instituições. “Unidos, nós estamos conseguindo atingir as metas de servir cada vez melhor o profissional do Sistema, em especial, o associado da Mútua”, disse Nogueira.


Diretor geral da Caixa CE e coordenador da Região Nordeste, Gerardo Santos Filho e o diretor geraal da Caixa PE, anfitriã da reunião, Augusto José Nogueira

Evandro de Alencar Carvalho, presidente do Crea-PE, deu as boas-vindas a todos, destacando a atenção que Pernambuco tem tido por parte do presidente Paulo Guimarães e da Diretoria da Mútua. Disse que é necessário interiorizar a Mútua, da mesma forma que o Conselho de Pernambuco tem feito, com ótimos resultados, e enfatizou a importância do SisART – novo sistema desenvolvido pela Mútua, que visa a integração de informações das Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) em todo o território nacional, através da padronização dos formulários de preenchimento e centralização em base de dados nacional. Também cumprimentou a Instituição pela vitória em relação à legalidade da cobrança da ART.

Já o coordenador da Região Nordeste, Gerardo Santos Filho, fez questão de mencionar a cordialidade com que os diretores foram recebidos pela Regional e pelo Crea. Desejou uma reunião proveitosa, com a nova sistemática de pauta, por assunto (antes as pautas eram por estado).

Pedindo a palavra, o diretor administrativo da Regional Paraíba, João de Deus Barros, desejou que a reunião seja profícua e comunicou sua eleição como vice-prefeito na cidade de Pedra Lavada (PB), no que foi aplaudido pelos presentes. Ele falou, também, sobre o convite que recebeu para assumir a coordenação nacional de municípios.

O diretor de Benefícios, Jorge Silveira, agradeceu aos diretores regionais de Pernambuco e ao presidente Evandro. Desejou uma próspera reunião, lembrando que, nas reuniões anteriores, as propostas apresentadas e as discussões de temas de interesse da Mútua foram o norte da Carta de Serviços elaborada para a Caixa de Assistência, construída juntamente com as propostas de cada diretor executivo em seus programas de gestão.

Gerson Taguatinga, diretor financeiro, disse que todos conhecem as dificuldades de se administrar uma instituição como a Mútua, mas todos os esforços são feitos pelas diretorias Executiva e Regionais para que os associados continuem usufruindo de serviços de qualidade. Agradeceu a presença do presidente do Crea-PE e dos regionais, estes, em nome da diretora geral da Caixa RN, Elequicina Maria dos Santos.

Marcelo Morais, diretor de Tecnologia, saudou os componentes da mesa e os diretores regionais, citando os diretores de Pernambuco e de seu estado, o Piaui. Saudou as mulheres em nome da diretora Elequicina. Cumprimentou o coordenador da Região pelo formato da pauta, afirmando que a divisão por assuntos facilitará a uniformização de procedimentos. Anunciou o início do processo de contratação de uma empresa para implantação do sistema de compliance, para uniformizar os procedimentos da Mútua, tanto na Sede quanto nas Regionais que, ao fim, são uma única instituição. “Tenho certeza de que sairei daqui melhor, pessoal e profissionalmente, depois dessa reunião”, disse.

Diretorias Regionais

Presentes, representando seus estados, participam da reunião os diretores regionais de Alagoas, diretor geral, eng. civil Fábio Augusto Vasconcelos Loureiro, financeiro, eng. agrônomo Cícero Luiz Calazans de Lima, e administrativo, eng. civil Aloísio Ferreira de Souza; da Bahia, diretor geral, eng. agrimensor Joseval Costa Carqueija, financeiro, eng. químico Rubem Barros de Mendonca, e administrativo, téc. em Agropecuária Marcos de Souza Dantas; Ceará, diretor geral, eng.civil Gerardo Santo Filho, financeiro, eng. civil Sérgio Araújo Chaves da Cunha e administrativo, eng. civil Vicente de Paulo Melo Lima; do Maranhão, diretor geral, eng.civil Jose Pinheiro Marques, financeiro,  eng. civil Antonio Vilson Silva Dias e administrativo, técnico em Segurança do Trabalho Marcio Irineu da Anunciação; da Paraíba, diretor financeiro, eng. agrônomo Ronaldo Fernandes de Lavor, e administrativo, eng. eletricista João de Deus Barros; de Pernambuco, diretor geral, eng.de Pesca Augusto Jose Nogueira, financeiro, eng. mecânico Judson Alves Galindo, e administrativo, eng. civil Marcelo Tabatinga Lopes; do Piauí, diretor geral, eng agrônomo Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, financeiro, eng. agrimensor, civil e Seg. do Trabalho Lúcio Vieira de Brito, e administrativo, eng. agrimensor, civil e Seg. Trabalho Walterwilson Carvalho Leite; do Rio Grande do Norte, diretor geral, engª. civil Elequicina Maria dos Santos, financeiro, eng.agrônomo José Edgar Gomes Junior, e administrativo, técnico em Edificações Jerônimo Andrade; e de Sergipe, diretor geral, eng. agrônomo Joao Bosco de Andrade Lima Filho, e financeiro, técnico em Eletrotécnica Jose Raimundo Dias da Silva.


Diretoria Regional AL


Diretores da Mútua-BA


Diretores da Caixa CE


Diretores da Mútua-MA


Diretores presentes da Caixa PB


Diretores da Mútua-PE


Diretoria regional do PI


Diretores da Mútua-RN


Diretores da Caixa SE

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Jorge Felipe

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.