Dia do Engenheiro Químico é marcado por fundação de associação na Bahia

O dia do Engenheiro Químico (20/09) foi marcado por uma reunião promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). Na ocasião foi fundada a Associação de Engenheiros Químicos da Bahia (AEQBA). Profissionais, representantes de instituições de ensino e estudantes participaram do encontro.

No início da reunião, os presentes contaram suas experiências e exaltaram o papel dos engenheiros químicos no desenvolvimento industrial no país. Os profissionais são responsáveis pela elaboração, implantação e operação de plantas industriais dos mais diversos tipos, desde uma indústria do ramo têxtil até um empreendimento do ramo alimentar.

Mesmo sendo uma das engenharias mais importantes para o desenvolvimento econômico, ainda sofre com a falta de associações que atendam aos seus anseios. Para corrigir esta falta de representatividade, foi proposta e aprovada por unanimidade a fundação da AEQBA.

O engenheiro e coordenador da Câmara de Química do Crea-BA, Luciano Hocevar, defendeu a criação da associação como uma ferramenta de valorização profissional: “O profissional precisa firmar um lugar de destaque dentro do Conselho, participando ativamente das mesas de discussões”, afirmou.

Para o vice-presidente do Crea-BA, Engenheiro Químico Paulo Gilberto Silva, a associação facilitará a comunicação entre os profissionais e empresários: “O campo industrial é muito amplo e os empresários muitas vezes não fazem ideia do quanto o engenheiro químico colaboraria para a melhoria da produtividade”, relatou.

Engajado na criação da associação, o chefe de gabinete do Crea-BA, Engenheiro Químico Herbert Souza, também marcou presença no evento, chamando a atenção para a importância da entidade. “Estamos dando hoje o primeiro passo para a instituição da associação. A expectativa é que consigamos reunir o maior número de profissionais e fortalecer a engenharia química no sistema”

O encontro foi encerrado com a redação de uma ata de fundação da AEQBA, onde constam as primeiras informações sobre a criação da entidade. Será marcado para o mês de outubro uma reunião, onde serão definidos o estatuto e seu corpo diretivo.

Fonte: Crea-BA

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.