Presidente da Mútua faz apresentação na Fiesp

Paulo Guimarães falou aos conselheiros sobre a Engenharia no Brasil e sobre a Mútua

Paulo Guimarães falou aos conselheiros sobre a Engenharia no Brasil e sobre a Mútua

Na terça-feira (9), o diretor-presidente da Mútua, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, participou da reunião mensal do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp (Consic), grupo pertencente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo do encontro é debater o desenvolvimento do setor e colher sugestões dos membros do conselho.

O presidente do Conselho, eng. civil José Carlos de Oliveira Lima, agradeceu a presença do presidente da Mútua sublinhando sua trajetória acadêmica, institucional e profissional. “Conheço Paulo Guimarães há mais de 30 anos. Ele vive a Engenharia, pensa a Engenharia e tem muito a contribuir”, frisou. José Carlos Lima ainda convidou Paulo Guimarães para fazer parte do Consic, ato que deverá ser formalizado após a aprovação da presidência da Fiesp.

Engenharia brasileira e a Mútua

Paulo Guimarães falou sobre a Engenharia brasileira e sobre o trabalho da Mútua no apoio ao desenvolvimento dos profissionais da área tecnológica. Mostrando dados do setor, como o número de profissionais no país e no estado de São Paulo, o presidente da Mútua fez, ainda, um relato do histórico e da evolução da atuação dos profissionais brasileiros. “A Engenharia inicialmente estava mais focada na construção de obras de infraestrutura. A partir dos anos 70, tivemos uma ampliação, com os profissionais presentes, também, em atividades estratégicas para a economia nacional, como agroindústria, serviços de telefonia e comunicações, construção civil, geração e distribuição de energia, petróleo, indústria química e petroquímica, construção naval, entre outras”, citou.

Ao defender o papel principal que os profissionais da área tecnológica têm no crescimento do Brasil, o presidente da Mútua destacou que, diante da crise, a Engenharia é a saída. “A engenharia é capaz de gerar as mudanças e oportunidades que nosso país demanda nesse momento. Precisamos empreender e inovar”, refletiu.

A formação do Engenheiro também compôs a apresentação. Como Paulo Guimarães foi o primeiro coordenador da Comissão de Educação do Sistema Confea/Crea e Mútua, participou do processo de aproximação do Confea com o MEC e coordenou o projeto de diretrizes curriculares, que redefiniu a estrutura de formação dos cursos de Engenharia no país, ele pôde falar com propriedade sobre o assunto. “É necessário buscar a melhor Engenharia para os tempos futuros. É importante que a academia, o Sistema Confea/Crea e Mútua, o setor produtivo e os profissionais da Engenharia trabalhem em conjunto na modernização dos nossos cursos”, defendeu.

O presidente da Mútua falou sobre a criação da Instituição, em 1977, e todo seu trabalho de apoio aos profissionais, oferecendo benefícios assistenciais, sociais e previdenciários. “Além de tudo isso, a Mútua hoje está desenvolvendo novos projetos nas áreas de empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e formação profissional. Queremos ajudar a trazer mais Engenheiros para o mercado de trabalho”, comentou.

Consic

O Consic é um órgão técnico e estratégico da Fiesp, coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), que tem por missão pensar, ditar estratégias e estar na vanguarda antevendo os fatos. Suas principais linhas de atuação são atuar como painel de ideias, contribuir para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e com a sociedade em geral e propor estudos, soluções técnicas e políticas na área da construção.

O presidente da Mútua foi convidado a compor o grupo de estudos da Fiesp

O presidente da Mútua foi convidado a compor o grupo de estudos da Fiesp

O Consic trabalha articuladamente com o Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), o órgão executivo que atua no dia a dia das entidades e executa as estratégias propostas pelo Consic.

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Fiesp)

Fotos: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.