Sistema Nacional de ART é destaque no relatório da Mútua na Plenária do Confea

SisART foi destaque na apresentação feita por Paulo Guimarães

SisART foi destaque na apresentação feita por Paulo Guimarães

Pronto para a fase de testes, o novo Sistema Nacional de ART, desenvolvido pela Mútua, foi um dos temas apresentados pelo diretor-presidente da Caixa de Assistência, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, na 1431ª Sessão Plenária do Confea, na manhã desta quarta-feira (29).

Compondo o relatório mensal da Mútua, as informações referentes ao novo programa foram bem recebidas pelos conselheiros, que elogiaram o trabalho realizado pela Mútua, com o apoio do Confea.

29_06 Plenaria (2)

Conselheiros Mário Amorim, Alessandro Machado e Daniel Salatti: cumprimentos pelos projetos da Mútua que visam melhorias para o Sistema e no atendimento aos profissionais

“A ART Nacional é outro resgate da Mútua de uma demanda antiga dos profissionais. Será uma conquista. É a Mútua aportando inteligência para que uma demanda da categoria se torne realidade. Nossos cumprimentos a todos os diretores, a toda a equipe e todos aqueles que auxiliam para que a Instituição cumpra seu papel”, salientou o conselheiro Mário Varela Amorim.

Já o conselheiro Alessandro José Macedo Machado, que junto com o conselheiro Afonso Ferreira Bernardes, teve a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do SisART, como é chamada a nova ferramenta, disse que ficou muito empolgado com tudo que a Mútua desenvolveu. “Um trabalho de três anos, muito consistente. Já sei que presidentes de Creas têm se interessado e peço que a Mútua promova aqui, para o Plenário do Confea, uma apresentação do programa feita pelo desenvolvedor da plataforma”, solicitou ele, que teve seu pedido prontamente atendido pelo presidente da Mútua, que confirmou para breve a explanação.

Outro projeto da Mútua, o da criação de um fundo de recursos para a previdência complementar dos profissionais, com aporte de 3% dos valores da ART, também teve ênfase na apresentação de Paulo Guimarães. “Estamos em fase de estudos e precisamos da contribuição dos senhores. Tudo isso é a Mútua efetivamente cumprindo sua função social”, destacou.

Mário Amorim também fez questão de frisar essa outra relevante iniciativa. “A cada Sessão Plenária ficamos bastante atentos à apresentação do relatório da Mútua, que é uma entidade importante e necessária e que tem crescido, melhorado, se aperfeiçoado e seguido de acordo com as demandas dos profissionais. Hoje fomos surpreendidos com os novos projetos. Destaco o projeto do fundo para a Previdência Complementar, que é uma demanda real dos profissionais. Vemos, na prática, o compromisso que essa Diretoria assumiu de retornar os valores da ART para nós, profissionais.”

O conselheiro Daniel Salatti se pronunciou sobre a explanação da Mútua, parabenizando pelos projetos e ponderando algumas dúvidas referentes ao SisART.

Diretores Jorge Silveira (Benefícios) e Gerson Taguatinga (financeiro) também acompanharam a apresentação da Mútua

Diretores Jorge Silveira (Benefícios) e Gerson Taguatinga (financeiro) também acompanharam a apresentação da Mútua

O diretor-presidente da Mútua agradeceu as considerações feitas pelos integrantes do Plenário do Confea, ressaltando que a criação do SisART é um avanço para o Sistema Confea/Crea e Mútua. “O aperfeiçoamento do cadastro e do sistema de gestão da ART será fruto da parceira  entre a Mútua, o Confea e os Creas. Isso ajudará o Sistema a cumprir de forma mais rápida e precisa o papel de defesa da sociedade”, avaliou.

29_06 Plenaria (5)

Plenário do Confea: conselheiros e Mesa Diretora assistem a apresentação do relatório da Mútua

O SisART

É um sistema que visa a integração de informações das ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) em todo o território nacional através da padronização dos formulários de preenchimento e centralização em base de dados nacional. Através do RNP (Registro Nacional Profissional), o profissional entrará no sistema e efetuará desde o cadastro da ART, passando pelo seu gerenciamento, até a emissão de certidões.

29-06 Plenaria 1 min silencio

Os presentes à Plenária fizeram um minuto de silêncio em memória de José Amigo, falecido no último domingo, pai do presidente do Crea-BA, Marco Amigo

O programa será lançado pela Mútua no mês de agosto, durante a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu, e o primeiro teste deverá ser realizado no Crea-DF. Posteriormente, a Mútua fará a transferência de tecnologia para todos os Creas, com a base de dados e o servidor alocados em Brasília.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.