Crea-PA dá início ao 9º CEP

Dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua na abertura do 9º CEP/PA

Dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua na abertura do 9º CEP/PA

Profissionais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) participaram ontem (27) da abertura do 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Com o tema “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia brasileiras”, o evento ocorre até a próxima quarta-feira (29).

O presidente do Crea-PA, eng. agr. Elias da Silva Lima fez a abertura oficial do evento e desejou boas-vindas aos participantes.

Elias Lima deu as boas-vindas aos participantes, ensejando um evento bastante produtivo

Elias Lima deu as boas-vindas aos participantes, ensejando um evento bastante produtivo

“Espero que nossa participação seja muito efetiva, que possamos fazer as discussões e levar as propostas ao Congresso Nacional”. Estiveram presentes também o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva; o diretor-presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães; o conselheiro federal e vice-presidente do Confea, eng. agr. Antonio Carlos Alberio; além de representantes das entidades de classes e conselheiros.

O encontro conta com um ciclo de palestras e objetiva debater e aprovar propostas que serão encaminhadas para o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado em setembro, em Foz do Iguaçu (PR). “É uma honra estar aqui no 9º CEP. Tenho certeza que do Pará virá uma grande contribuição”, afirmou o presidente do Confea.

A Regional do Pará é uma das mais atuantes, parabenizou o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, durante sua fala no CEP

A Regional do Pará é uma das mais atuantes, parabenizou o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, durante sua fala no CEP

O diretor-presidente da Mútua ressaltou que sua gestão pretende priorizar o fortalecimento das Mútuas regionais. “A Mútua-PA é uma das mais ativas do país. Queremos ser uma Mútua pró-ativa, com feedback dos outros Creas”.

A Regional do Pará é uma das mais atuantes, parabenizou o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, durante sua fala no CEP

O eng. agr. Antonio Carlos Albério destacou a realização dos encontros preparatórios, que antecederam o 9º CEP. “Quero lembrar que o Crea-PA realizou eventos no interior do Estado, momento de grande importância, pois não é fácil realizar encontros em municípios tão distantes. É uma forma de mostrar aos profissional que este é um Conselho do Pará, não apenas de Belém”, disse. Os encontros preparatórios foram realizados em Paragominas (04 de maio), Marabá (10 de maio) e Santarém (24 de maio).

 A palestra magna de abertura foi proferida pelo presidente do Confea, José Tadeu

A palestra magna de abertura foi proferida pelo presidente do Confea, José Tadeu

A conferência de abertura foi realizada por José Tadeu da Silva, que fez uma reflexão sobre a defesa da Engenharia e Agronomia brasileiras. “Sem a Engenharia e Agronomia não há como um país progredir. Acertamos no tema do evento e estamos dando a oportunidade para os colegas refletirem e debaterem. Temos trabalhado com a classe com a certeza que teremos boas propostas que irão subsidiar as ações do Conselho”.

28_06 CEP PA (3)
Homenagem – Durante o evento, a Prefeitura de Belém recebeu homenagem pelos 400 anos do município. A vice-prefeita Karla Martins recebeu a placa comemorativa. “É uma homenagem muito relevante, nossa Belém merece. A prefeitura se sente honrada”, afirmou

Palestras

O ciclo de palestras e debates iniciou nesta terça-feira (28), com o eng. agr. Luiz Pinto de Oliveira falando sobre o “Programa Estadual de Agricultura de baixo carbono – ABC/PA”. Na sequência falaram o conselheiro estadual, geólogo José Maria do Nascimento Pastana, sobre “A importância da Mineração no Estado do Pará”; o vice-presidente do Sinduscon, eng. civil Alex Dias Carvalho, sobre “Tecnologia e Inovação na Construção Civil no Estado do Pará”; o pesquisador da Embrapa, eng. agr. Alfredo Kingo Oyama Homma, sobre “Pesquisa Tecnológica, Meio Ambiente e Qualidade de Vida”; a diretora geral da Mútua-PA, eng. agr. Ana Maria Pereira de Faria, sobre “Importância das Atividades da Mútua no Pará” e, finalizando o dia, o ex-presidente do Confea, eng. civil Wilson Lang, sobre “Sistema Profissional”.

29-06-CEP PA-Dra AnaEntre as palestras houve sorteios de brindes, como bolsa de Estudo e Mochilas, ofertados pelos parceiros e conveniados da Mútua-PA IPOG e INBEC, respectivamente. No dia do encerramento do evento (29) ocorreram as discussões e votações sobre as propostas a serem enviadas para o CNP em Foz do Iguaçu. Foram eleitas, no total, vinte propostas.

9º CNP

O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras” é o tema central do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que em 2016 acontece posteriormente à 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR). Os eventos acontecem de 29 de agosto a 3 de setembro próximos.

Como eixos temáticos, serão abordados: a) Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; b) Tecnologia e inovação; e c) Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Fonte e fotos: Crea-PA (com informações do Confea e da Mútua-PA)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.