Em defesa da Engenharia e da Agronomia, 9º CEP/PI reúne profissionais e promove debate sobre inovação tecnológica

27_06 CEP PI (2)Com o tem “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”, foi realizado nos dias 24 e 25 o 9º Congresso Estadual de Profissionais do Piauí. O evento aconteceu no auditório Umbucajá do Centro de Convenções Atlantic City, com a presença de profissionais e estudantes das diversas modalidades da engenharia em seus níveis médio, técnico e superior, que por objetivo propor diretrizes de otimização do Sistema.

No dispositivo de honra da solenidade de abertura estiveram o presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o coordenador do 9º CEP/PI e representante do Plenário do Crea-PI, engenheiro agrimensor Rogério de Carvalho Veras – representando também as instituições de ensino -, o diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PI (Mútua-PI), Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, o ex-presidente do Crea-PI e palestrante inaugural do evento, engenheiro civil e agrimensor José Borges de Souza Araújo, além do engenheiro civil Paulo Afonso Brandão Alexandrino, secretário-geral do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge-PI), e do engenheiro florestal Paulo Geovânio Lopes Martins, representante das inspetorias microrregionais do Crea-PI.

Na abertura das falas, o presidente Paulo Roberto destacou as iniciativas da sua gestão à frente do Regional para ampliar a estrutura e qualificar os profissionais visando o melhor atendimento às necessidades dos profissionais e o alcance do melhor cumprimento da missão institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí.

Já Ulisses Filho, diretor-geral da Mútua-PI, agradeceu a gestão do Crea-PI pelo suporte na promoção de ações de benefícios aos profissionais da Engenharia e à parceria na realização de eventos: “Estamos neste encontro para refletir sobre o estabelecimento e consolidação das prerrogativas da carreira profissional e como inovar nessas ações, debater temas importantíssimos ligados ao dia a dia, considerando a importância de estarmos presentes para mostrar nosso ponto de vista em temas direcionadores à nossa atuação profissional”.

Marcelo Morais refroçou o conceito de mutualismo: contribuição de todos em benefício de cada um

Marcelo Morais refroçou o conceito de mutualismo: contribuição de todos em benefício de cada um

Também participou do evento o diretor de Tecnologia da Mútua, eng. civil Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais, tendo realizado palestra sobre as atividades da Mútua no segundo dia do Congresso. Ele falou sobre o plano de gestão da entidade, os resultados obtidos com os programas já desenvolvidos e os benefícios ofertados aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. “A Mútua tem como conceito o mutualismo, cuja principal característica é a contribuição de todos em benefício de cada um dos contribuintes. Objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistências”, frisou.

Ainda no segundo e último dia do CEP, os profissionais e estudantes foram ainda divididos em Grupos de Trabalho, com debates a partir de três eixos temáticos que subdividem o tema central: Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

Visando ampliar ao máximo a participação dos profissionais em todo o processo de elaboração das propostas para a área tecnológica, foram realizadas reuniões precursoras que com o intuito mobilizar as microrregiões de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus para a fase estadual, além da disponibilidade da realização de propostas através do site do Crea-PI. Os Congressos de Profissionais ampliam a democratização do Sistema Confea/Crea e Mútua com propostas e aprovação direta dos profissionais.

No 9º CEP/PI os profissionais tiveram a oportunidade de apresentar propostas que, aprovadas no âmbito estadual, serão levadas ao 9° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), com a defesa dos delegados que foram eleitos para representar o estado no evento marcado para Foz do Iguaçu-PR, nos dias 1 e 2 de setembro de 2016. Todos os profissionais inscritos no evento e que apresentaram propostas puderam se candidatar a delegado para uma das 7 vagas disponíveis, divididas entre profissionais com ou sem mandato eletivo no Sistema.

Fonte e fotos: Crea-PI

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.