Segundo dia do CDP-DF tem palestra da Mútua e votação de regimento

Aberto na noite de ontem (22), este segundo dia do Congresso Distrital de Profissionais do DF foi marcado por palestras, debates e a discussão e votação do regimento interno do 9º CPD. Iniciando o ciclo de palestras, o diretor-geral da Mútua-DF, Maxwell Simes de Souza Paiva, realizou apresentação sobre a Mútua. Durante a exposição, o diretor falou sobre a Instituição, seus benefícios, convênios e serviços. Maxwell frisou as vantagens de alguns benefícios oferecidos, como o Tecnoprev e o plano de saúde, que oferecem aos mutualistas condições e vantagens exclusivas no mercado, além de trazer mais qualidade de vida aos profissionais.

Novos programas da Mútua foram apresentados por Maxwell

Novos programas da Mútua foram apresentados por Maxwell

Maxwell mencionou, ainda, alguns aspectos da atual gestão da Mútua, como o plano de ação 2015-2018, a Carta de Serviços e os programas pilotos, além de ações de destaque, como a adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal e ações de sustentabilidade ambiental.

Dando sequência às apresentações, o ex-presidente do Confea, eng. eletricista e consultor Frederico Bussinger, realizou apresentação com o tema “Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade”. Para dar base à sua fala, Bussinger utilizou-se de artigos de sua autoria, como “Engenharia e Corrupção ou vice-versa” e “A tragédia da ciclovia e a Engenharia nacional”, entre outros que disponibilizou aos participantes.

Para ele, a valorização do profissional, tão buscada pelo Sistema, depende e só será exitosa quando a Engenharia brasileira for mais respeitada. “Já que o papel do Sistema é a defesa da sociedade, cabe a nós observar o que a sociedade demanda e, dentro desse aspecto, identificar a parte que nos cabe. Só assim conseguiremos nos relegitimar perante a sociedade e os próprios profissionais”, defendeu.

Para Bussinger, 73ª Soea será oportuna para reflexões e discussões de temas cobrados pela sociedade

Para Bussinger, 73ª Soea será oportuna para reflexões e discussões de temas cobrados pela sociedade

O palestrante frisou, ainda, que nesses tempos de crise a sociedade demanda cada vez mais por transparência, menos corrupção e serviços de maior qualidade. “Ao mesmo tempo em que a crise afeta também o Sistema, ela pode ser tanto uma oportunidade, quanto uma ameaça. Tudo depende de como será enfrentada e trabalhada”, ponderou. Para ele, o Confea, Creas e entidades representativas de profissionais e empresas do setor não podem estar alheios precisando, de forma estruturada, capitanear tais reflexões e discussões.

Bussinger sublinhou que a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, a partir do dia 29 de agosto, é uma excelente oportunidade para tanto. Aliás, salientou, muito em sintonia com seu tema central: “Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades”. Após a exposição de Bussinger, o Congresso seguiu com a aprovação do Regimento Interno do 9º CDP e a divisão em grupos para o trabalho de discussão das propostas apresentadas no 1º eixo e outra palestra, esta sobre “Tecnologia e Inovação”, ministrada pelo conselheiro do Crea-SP, Milton Vieira.

O colaborador da Caixa-DF, Gustavo Spinola Botelho de Paula, e os diretores regionais Wellington Siqueira de Medeiros (administrativo), Maxwell Simes de Souza Paiva (geral) e Luiz Henrique Lobo (financeiro), no estande da Mútua

O colaborador da Caixa-DF, Gustavo Spinola Botelho de Paula, e os diretores regionais Wellington Siqueira de Medeiros (administrativo), Maxwell Simes de Souza Paiva (geral) e Luiz Henrique Lobo (financeiro), no estande da Mútua

O evento se encerra nesta sexta-feira, com discussão e aprovação das vinte propostas que serão encaminhadas para análise no 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado nos dias 1º e 2 de setembro, também em Foz do Iguaçu. Nesta sexta, também acontece a eleição, apuração e resultado dos delegados distritais que irão representar o DF no CNP. A Mútua estará com estande montado até o final do evento, para prestação de informações, esclarecimento de dúvidas e demais atendimentos ao público do Congresso.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.