Tocantins levará mais de 10 propostas em defesa da Engenharia e Agronomia para o 9º CNP

Diretor da Mútua fez apresentação aos profissionais de TO. Registro da participação do diretor financeiro da Caixa de Assistência, Gerson Taguatinga

Diretor da Mútua fez apresentação aos profissionais de TO. Registro da participação do diretor financeiro da Caixa de Assistência, Gerson Taguatinga

Durante essa quinta‐feira (23), mais de cem profissionais das categorias da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia estiveram reunidos em Palmas (TO) para o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O CEP é o evento preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá no mês de setembro, em Foz do Iguaçu, reunindo representantes de todos os Creas do Brasil.

A Mútua, como apoiadora do evento, também esteve presente. Representada pelo diretor financeiro, eng. civil Gerson Taguatinga, a Caixa de Assistência realizou palestra sobre seu histórico, forma de atuação, benefícios, convênios e serviços, além dos principais projetos e plano de ação da atual Diretoria. Os diretores da Mútua-TO, eng. agr. João José de Souza Cruz (diretor-geral), eng. amb. Itamar Xavier da Silva (diretor financeiro) e eng. civil Cezar Almeida Batista (diretor administrativo) também participaram do Congresso.

Durante a abertura do encontro, o presidente do Crea‐TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, reafirmou a importância de serem consolidadas propostas que representem os interesses de todo o nosso Sistema. “Este é um momento de extrema importância para a Engenharia e Agronomia do estado. Este encontro dá oportunidade à voz de vocês, sobre propostas de avanço do Sistema e do seu exercício profissional. Sabemos que temos muito a melhorar e contamos com a contribuição de todos. Este trabalho colaborativo é fundamental para a melhoria da nossa área tecnológica”, comenta Marcelo.

Cinco reuniões preparatórias, ocorridas entre maio e junho em Gurupi, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Paraíso, antecederam o Congresso Estadual. Para o coordenador do 9º CEP‐TO, eng. ambiental Cassius Ferreira Gariglio, as discussões e propostas levantadas nos eventos regionais e estadual foram muito proveitosas. “Uma das marcas do CEP é a possibilidade de transformação, a abertura para a reflexão e a proposição de melhorias. Acredito que terminamos esta fase estadual com grandes proposituras, e iremos representar o Tocantins em um ótimo nível de discussão e entendimento da contribuição da Engenharia e da Agronomia para o país”, complementou o coordenador Cassius.

Itamar Xavier, Marcelo Maia, João Cruz e Cezar Batista

Itamar Xavier, Marcelo Maia, João Cruz e Cezar Batista

As propostas aprovadas no 9º CEP‐TO seguem agora para a última etapa, o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado nos dias 1 e 2 de setembro em Foz do Iguaçu‐PR.Com o tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, o 9º CEP oportunizou aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. Os debates foram organizados a partir de três eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

As mais de dez propostas aprovadas pelos profissionais do Tocantins serão encaminhadas para o evento nacional. Os delegados eleitos para representarem o Crea‐TO são: com mandato, eng. civil Daybson Dias de Sousa, eng. civil Milton Septimio, eng. civil Cleidson Dias de Sousa, eng. civil Luiz Fernando Machado, e sem mandato eng. amb Tulio Dias, eng. civil Flavio Roldão e eng. civil Suzy Moreno. O presidente do Crea‐TO, eng. civil Marcelo Costa Maia e o coordenador do 9º CEP‐TO eng. amb. Cassius Ferreira Gariglio são considerados delegados natos e também representarão o Regional no CNP.

Fonte e fotos: Crea-TO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.