Colégio de Presidentes se reúne em Porto alegre

Col. de presidentes 15_06Começou na manhã de hoje (15/6) em Porto Alegre (RS), no Hotel Embaixador, a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. Francisco Almeida está entre os 27 presidentes de Creas que participam do fórum consultivo, juntamente com presidente do Confea  e a diretoria da Mútua.

O presidente do Crea-RS e anfitrião do evento, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, realizou a abertura da reunião e agradeceu a presença de todos os presidentes que representam a Engenharia brasileira. “Hoje o Sistema vive uma crise, tanto pelo grande número de títulos, que acarretam na redução de atribuições por área, quanto na necessidade de modernização da nossa legislação profissional. Esses temas precisam estar em nossos debates. Espero que tenhamos uma boa reunião, com encaminhamentos claros para dar continuidade ao trabalho que os Conselhos desenvolvem  nos diferentes Estados do nosso país”, afirmou ele.

Da mesma forma, os coordenadores do Colégio de Presidentes, o presidente do Crea-RN, Eng. Eletricista e de Seg. Trab. Modesto Ferreira dos Santos Filho, e o presidente do Crea-RO, Eng. Civ. Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques (adjunto), saudaram os participantes e agradeceram a acolhida do Conselho gaúcho. Eles ainda lembraram da importância do encontro para o andamento do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em sua fala, o presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu, agradeceu a calorosa acolhida do presidente do Crea-RS. “Nosso País e a Engenharia estão representados neste encontro. Temos uma pauta bastante extensa para ser debatida que com certeza levará a encaminhamentos bastante produtivos para nosso Sistema”, concluiu.

Após a abertura, os trabalhos continuaram com os informes políticos-institucionais, em que foram citados os Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), que ocorrem nos meses de junho e julho em todo o Brasil, preparando para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Ainda na pauta do dia estão assuntos como o Projeto de Lei – PL 5179/2016, que cria o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos; a preparação da 73º SOEA; além dos informes das Comissões de Ética e Exercício Profissional e Controle e Sustentabilidade do Sistema.

Também participam do evento, os conselheiros federais Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, conselheiro federal representante do Rio Grande do Sul, coordenador adjunto da Comissão de Ética e Exercício Profissional; o Eng. Eletric. Lucio Ivar do Sul, conselheiro federal, coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema; o Eng. Civil Mario Amorim, conselheiro federal, coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos; o Eng. Mecânico Osmar Barros Junior, conselheiro federal, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional; o Eng. Mecânico Willian Alves Barbosa, conselheiro federal, coordenador adjunto da Comissão de Articulação Institucional do Sistema; assim como o Eng. Agr.  Luiz Claudio Ziulkoski, diretor administrativo da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS, o Eng. Mecânico e de Seg. Trab. Luciano Valério Lopes Soares, conselheiro federal suplente representante do Rio Grande do Sul.

Fonte: Crea-GO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.