Diretores da Mútua prestigiam lançamento da 15ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente

Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente chega ao 15º ano consolidado pela relevância da iniciativa

Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente chega ao 15º ano consolidado pela relevância da iniciativa

Saneamento básico: direito de todos. Participe desse desafio”.  Com esse convite, O Crea-GO lançou a 15ª edição do Prêmio de Meio Ambiente, iniciativa promovida há 14 anos, e que em 2016 tem como objetivo abordar a relevância do saneamento básico no desenvolvimento sustentável, dando a sua devida amplitude sobre a disponibilidade de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo dos resíduos sólidos.

Promovida na noite do dia 9 de junho, no auditório do Conselho, a solenidade foi prestigiada por mais de cem convidados, entre eles o diretore executivo da Mútua eng. civil Gerson de Almeida Taguatinga, presidentes de Creas, conselheiros, profissionais da área tecnológica, representantes de entidades de classe e de instituições de ensino e autoridades políticas.

A apresentação do regulamento, das modalidades e do novo site, proferida pelo assessor do Prêmio de Meio Ambiente, Eng. Florestal Daniel Demori, abriu a solenidade de lançamento. A total interatividade do site, criado exclusivamente para o evento, é a grande aposta do Crea para a 15ª edição. “Este ano, além do preenchimento online do formulário de inscrição, os interessados poderão anexar arquivos digitais que complementem as informações na ficha de inscrição. Por exemplo, fotografias, vídeos, áudios, publicações em PDF e o próprio projeto/programa em sua íntegra, otimizando o tempo para quem deseja se inscrever no prêmio. Com mais essas novidades, creio que estamos cumprindo o desafio de inovar o prêmio para que ele sempre tenha um caráter dinâmico e atraente”, frisou.

Logo em seguida, o deputado Vilmar Rocha, que é secretário de Cidades e Meio Ambiente, e representante do governador Marconi Perillo na cerimônia, afirmou, em seu discurso, que o prêmio em sua 15ª edição já está totalmente consolidado para um estado jovem como o de Goiás. E acrescentou: “é muito importante o Crea, por meio deste prêmio, estar sintonizado com a agenda mundial da sustentabilidade ambiental. Parabenizo o esforço do Conselho em ajudar a dar boa qualidade de vida ao nosso povo”.

A estatueta, com novo design, também ganhou destaque no evento. Assinada pela publicitária Bruna Brom, o novo troféu foi apresentado glamourosamente no meio da solenidade, trazendo uma interpretação moderna, contemporânea e com traços lisos de uma Siriema. A ideia é exibir uma postura imponente em uma ave estilizada.  A nova roupagem em metal dourado da Siriema arrancou aplausos dos convidados.

Francisco Almeida: necessidade de projetos inovadores sobre saneamento básico e melhoria da qualidade ambiental

Francisco Almeida: necessidade de projetos inovadores sobre saneamento básico e melhoria da qualidade ambiental

A palestra magna da noite “Saneamento Básico e Sustentabilidade Ambiental” foi proferida pela Eng. Civil Juliana Matos de Sousa, superintendente de Expansão e Concessão da Saneago, que é Mestre em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. A engenheira fez uma inserção do saneamento básico no modelo de sustentabilidade, promovidos logo após a publicação da Lei 11.445/2007, integrando a comunidade e as políticas públicas de saneamento básico sustentável, permeando pelo controle social, que é a participação efetiva da sociedade em toda a evolução do saneamento básico nos municípios brasileiros. “Como o modelo é novo, cabe a sociedade participar da elaboração e da implementação dessas políticas no município. A sociedade tem que se conscientizar de que o saneamento básico é o único setor da infraestrutura que promove a qualidade de vida”, arrematou.

Em seu discurso no fechamento da solenidade, o presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida, agradeceu a presença dos convidados; ressaltou a importância dos patrocinadores do evento; e pediu o apoio da vereadora Célia Valadão na aprovação de um projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal pelo Prefeito Paulo Garcia, onde concede um salário digno aos profissionais das áreas das engenharias da prefeitura de Goiânia. Ele ainda convidou a todos a apresentarem trabalhos inovadores relacionados não somente ao saneamento básico, mas também a outros temas importantes voltados para a melhoria da qualidade ambiental. “E é assim, com a expectativa de que possamos contribuir para assunto de tamanha relevância para a sociedade, que esperamos que seja mais um ano de sucesso na premiação”, concluiu. A apresentação de um vídeo com os melhores momentos do prêmio em 2015 encerrou a cerimônia.

Premiação – Ao todo são cinco modalidades: Biodiversidade, Elementos Naturais, Inovação Tecnológica, Sociedade Sustentável e Imprensa. Os três trabalhos com melhor nota da Comissão Julgadora, em cada modalidade, serão convidados para a cerimônia de entrega. Apenas um trabalho, em cada uma das modalidades, será agraciado com certificado e troféu.  O trabalho vencedor só será revelado durante a solenidade de premiação. Este ano, o prêmio é patrocinado pela Mútua-GO e pelo Sicoob Engecred-GO.

Novo design da estatueta entregue aos agraciados foi apresentado no lançamento

Novo design da estatueta entregue aos agraciados foi apresentado no lançamento

Inscrições – As inscrições, que são gratuitas, serão somente online. O formulário será disponibilizado no site www.premiocreagoias.org.br e o número de inscrição será gerado automaticamente.  O prazo de inscrição será de 10 de junho a 16 de setembro de 2016.

 Fonte: Crea-GO (com inserções)

Fotos: Crea-GO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.