Um dos eventos precursores ao 9º CDP foi promovido na Novacap

Nessa segunda-feira (16/05) o Crea-DF esteve no auditório da Novacap. A visita foi feita em função dos trabalhos dos eventos precursores do 9º Congresso Distrital de Profissionais (9º CDP).

 

A intenção é discutir a engenharia e agronomia no DF para através das propostas passadas pelos engenheiros e agrônomos dos órgãos o Crea-DF possa levar ao Congresso para serem analisadas e colocadas em vigor.

As propostas discutidas e aprovadas no Congresso Distrital serão unidas às proposições de outros estados da Federação e definidas no 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em paralelo à 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 3 de setembro de 2016.

O evento foi conduzido pela equipe do Crea-DF representados pelo presidente, Flavio Correia, pelo o coordenador do 9º CDP e conselheiro do Crea-DF, Kleber Santos, pelo conselheiro Raymundo César. Também fez parte da mesa o presidente da Novacap, Julio Menegotto.

O presidente do Crea-DF começou o evento passando um vídeo que foi feito pela equipe de comunicação do Crea em homenagem ao funcionário da Novacap que faleceu na ultima semana, Ozanan Coelho, conhecido como o jardineiro de Brasília. Após a homenagem, começaram-se as apresentações.
Flavio falou da importância do evento para todo o Sistema. “Esse congresso é muito importante, através dele que serão definidas as mudanças que necessitam ser feitas e para isso precisamos contar com a participação de todos”, disse Flavio.

O Coordenador Kleber falou sobre os benefícios que esse evento pode trazer para cada profissional, o quanto irá afetar o dia-a-dia e falou um pouco de como funciona hoje o Conselho e o papel das Câmaras. Além disso respondeu algumas perguntas dos profissionais ali presentes.

O conselheiro Raymundo deu uma explanação sobre a carreira e as prerrogativas que acompanham a defesa profissional e o fortalecimento da engenharia e agronomia junto a sociedade. “Temos a chance de discutir, debater e mudar a situação atual”, disse ele.

Para o Técnico Agrícola da Novacap, Marcos Lopes a iniciativa é de grande proveito para os profissionais. “Sentimos uma distancia entre o que acontece dentro dos conselhos profissionais, e a vinda do Crea aqui nos aproxima, nos faz sentir que realmente somos ouvidos e estamos construindo soluções”, disse Marcos.

Outros eventos locais aconteceram e outros estão programados para acontecer dentro de várias instituições, com a finalidade de incentivar as discussões e se desenvolver novas propostas. No cronograma, há a previsão de visitas ainda na Codeplan, Terracap, Banco do Brasil, Incra, Sinduscon-DF, ANTT e Fibra.

Nos dias 19, 24 de maio e 10 de junho serão realizados eventos precursores no auditório do Crea-DF, abertos para quaisquer profissionais e estudantes que queiram participar.

Sobre o CNP
Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Veja calendário preliminar de eventos precursores:

Crea-DF                                  Outros Locais
19/05                                     Novacap 16/05
24/05                    Codeplan e Terracap 19/05
10/06                                         Senar 25/05
                                                ANTT 31/05
                                           Sinduscon 1/06
                                            Fibra dia 03/06

 

Fonte: Crea-DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.