FIES aumenta prioridade para cursos de Engenharia e Saúde para a edição do 2º semestre de 2016

A 2ª edição de 2016 do Financiamento Estudantil-FIES, apresenta algumas mudanças em relação à oferta que foi oferecida no primeiro semestre. E de acordo com o cronograma, as inscrições serão feitas entre 14 e 17 de junho. O MEC na última edição adotou prioridade para cursos das áreas de Engenharias, Licenciaturas e Saúde. O que muda agora é a distribuição das vagas, tendo em vista a demanda nas faculdades e a então pouca procura pela formação de professores.

No primeiro semestre deste ano (2016), os cursos prioritários representaram 70% de toda a oferta. Já para a segunda edição, (segundo semestre) contará com uma redução de 10% em tais graduações, enquanto as demais crescem de 30% para 40% da disponibilidade.

Entre os cursos prioritários, o MEC determinou o aumento de 45% para 50% de vagas disponíveis para a área de Saúde, assim como Engenharia apresenta um crescimento de 35% para 40% das oportunidades. Para Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior a queda foi de 10% na oferta.

Outra alteração que foi feita se refere ao valor mínimo da mensalidade do financiamento, o qual passou de R$ 100 para R$ 50.

Vagas remanescentes
Para que possa ter direito às vagas remanescentes, o participante deve se inscrever normalmente no programa, entre os dias 14 e 17 de junho, concorrendo às oportunidades da primeira chamada. Os candidatos que não forem aprovados em tal convocação contam com um período específico em agosto para a manifestação de interesse pelas oportunidades que estão ociosas.

Fies 2016/2
Os candidatos inscritos terão a oportunidade de acompanhar as notas de corte a partir do dia 15 de junho, a qual será atualizada todos os dias de inscrições. E ele então poderá optar pela mudança de curso até o último dia. O resultado do Fies 2016/2 será publicado no dia 20 de junho. Os convocados devem completar a inscrição no SisFies a partir de 21 de junho.

O candidato inscrito terá os dois dias subsequentes para finalizar a inscrição no SisFies, além de mais cinco dias úteis (antes eram cinco dias corridos) para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição para a confirmação de seus dados. Se o candidato cancelar a inscrição ou os dados não forem validados, a vaga fica novamente disponível no sistema.

 

Fonte: http://engenhariae.com.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.