Conferência Internacional Água e Energia reúne especialistas em Brasília


Especialistas e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua estão reunidos na Capital Federal

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, abriu na noite de quarta-feira (4) a reunião preparatória para a Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, que será realizada de 27 a 29 de julho, em Brasília. Pela Mútua participa dos trabalhos, o diretor de Tecnologia, eng. civ. Marcelo Morais.

Durante a solenidade de abertura, o presidente destacou a importância de se reunir especialistas, lideranças da Engenharia e da Agronomia para tratar do tema que ocupa a agenda da sociedade civil e de políticas públicas mundiais. “Água e energia é um binômio inquestionável. Nessa discussão que propomos, estamos em sintonia com o Acordo de Paris assinado recentemente”, disse Tadeu.  O pacto prevê esforço global contra mudanças climáticas e seus efeitos.

José Tadeu ainda questionou a modalidade de pregão eletrônico e o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para a licitação de projetos de engenharia. “Aqui destacamos uma demanda por conhecimento intelectual relacionada ao notório saber técnico-científico e que não pode ser contratada por esses procedimentos. Tragédia como a da ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro,  comprova que RDC e pregão eletrônico não são adequados para engenharia. Além de comprometerem vidas, mancham a reputação da profissão”, ponderou o engenheiro.

O objetivo do Encontro é discutir e sistematizar os temas que nortearão a Conferência Internacional de julho, que pretende formalizar as contribuições da Engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de Água, Energia e Saneamento para, posteriormente, apresentá-las no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018, em Brasília (DF).

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Confea, José Tadeu; o vice-presidente, Carlos Alberio; o representante da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edmar Amorim; o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi), Jorge Spitalnik;  o representante da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Celso Leal; o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro; o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto.

A comissão organizadora da Conferência Internacional é composta por Celso Leal (Upadi), Edmar de Sousa Amorim (Febrae), Jorge Nei Brito (Fenemi), Afonso Ferreira, pelos conselheiros federais Daniel Salatti, Alessandro Machado, Marcos Mota, Paulo Laercio Vieira e pelos funcionários do Confea Waldir Rodrigues, José Gilberto, Vitor Delfino, Alessandra Cardoso.

Programação da reunião

Participam da reunião preparatória, além do presidente do Confea, presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais e regionais e demais lideranças do Sistema Confea/Crea, representantes de entidades como a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros). Palestras e uma mesa redonda integram a agenda do evento.


Grupo prepara Conferência Internacional

 

Fonte: Confea

Fotos: Confea e Crea-DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.