Sessão Solene na Alepa comemora os 82 anos do Crea-PA


A diretora geral da Mútua-PA, Ana Maria (terceira a partir da esquerda), com a vice-presidente do Crea-PA, Maria do Carmo (quarta a partir da esquerda), as colaboradoras da Caixa, Gabriela Monteiro, Adilena Rodrigues e Helen Gomes, e o diretor administrativo, Gilmário Drago

Mais de oito décadas, precisamente 82 anos, de serviços prestados pelo Crea-PA à comunidade paraense e aos profissionais da área tecnológica foram lembrados nessa segunda-feira (25), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em alusão ao aniversário do Conselho Regional, comemorado no dia 23. O evento foi uma iniciativa do deputado Celso Sabino e aconteceu no Plenário Newton Miranda, com a presença de autoridades, parlamentares, lideranças do Sistema Confea Crea e Mútua e profissionais da área. A deputada Cilene Couto presidiu a sessão a parabenizou a iniciativa. “É uma homenagem justa, meritória e legítima”, afirmou.

Os diretores da Mútua-PA, eng. agr. Ana Maria Pereira Faria (diretora geral) e eng. eletric. Gilmário da Silva Drago (diretor administrativo), este também representou o Clube de Engenharia do Pará – entidade da qual é presidente -, e colaboradoras da Caixa de Assistência prestigiaram a cerimônia.

Para a vice-presidente do Crea-PA – em exercício na presidência do Conselho na ocasião -, eng. civ. Maria do Carmo Pereira de Melo, a homenagem é um reconhecimento aos trabalhados desenvolvidos pelos profissionais de Engenharia.  “Sentimos honrados por esse momento que valoriza os trabalhos de Engenharia que são importantes para toda a sociedade e nação. Os mais diversos setores que envolvem as atividades de engenheiros contribuem diretamente para o desenvolvimento do Estado do Pará”, explicou Maria do Carmo.


Mesa diretiva dos trabalhos: autoridades do estado, parlamentares e lideranças da área tecnológica

De acordo com o deputado Celso Sabino, propositor da sessão, a homenagem é uma valorização da Casa de Leis aos diversos profissionais de Engenharia pelos importantes trabalhos que desenvolvem. “Nada mais justo do que a Casa de Leis, a Casa do Povo, prestar essa homenagem, porque aqui discutimos vários projetos, sendo que os principais assuntos também repercutem. E os 82 anos do Crea-PA merecem nosso respeito e reconhecimento”, concluiu.

Representando o Governo do Estado do Pará, esteve presente o chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, José Megale. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Megale falou sobre a importância dos trabalhos realizados por profissionais de Engenharia para o desenvolvimento de todos os setores da sociedade e ao Pará. “O Crea-PA é sem dúvida um pilar na construção desse Estado. Possui uma função fundamental nas discussões de grandes projetos como em Belo Monte e outros segmentos importantes que contribuem para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) paraense”, justificou.     

Na oportunidade, também foi realizada pelo Conselho, a outorga de homenagem ao deputado Celso Sabino por ter proposto a sessão solene. Além do parlamentar, vários profissionais, conselheiros e diretores receberam condecorações. O evento foi presidido pela deputada Cilene Couto e reuniu, além dos deputados estaduais Carlos Bordalo e Coronel Neil, o Vice-Reitor da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), Paulo de Jesus Santos; o Capitão de Marinha e Guerra, do 4º Distrito Naval,  Alberto da Silva Santos;  o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (Aeapa), Amintas de Oliveira Brandão; o ex-presidente do Clube de Engenharia do Pará, Daniel de Oliveira Sobrinho; além de professores universitários e servidores públicos.

Crea – Fundado em 23 de abril de 1934, a instituição tem entre outras finalidades, fiscalizar, representar e defender os interesses dos engenheiros, estimular o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais e promover o desenvolvimento do Estado.

O Conselho possui cerca de 40 mil profissionais registrados no Pará e está presente em 21 municípios, além de Belém (Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Canaã dos Carajás, Itaituba, Juruti, Marabá, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém, Tucuruí e Xinguara).


Convidados acompanharam a solenidade

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Alepa)

Fotos: Alepa e Crea-PA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.