Segurança e saúde no trabalho: uma conscientização indispensável

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e essa reflexão faz-se necessária nos dias de hoje. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado no dia 28 de abril e, em alusão a data, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou como campanha para o ano de 2016 o tema: Estresse no trabalho – um desafio coletivo. 

O Sinduscon-DF acredita que cuidar do bem-estar de seus trabalhadores é fundamental e por isso sempre investe no mais importante: informação e orientação. Na próxima quinta-feira, dia 28, o sindicato irá sediar uma palestra com o tema da campanha da OIT. No evento, que é organizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro-DF), será abordado tanto sobre a temática do estresse quanto sobre a Norma Regulamentadora nº 12. Motivo de preocupação do setor, a norma trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos da construção civil. 

O vice-presidente de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, reforça a necessidade de orientação e capacitação dos profissionais do setor. “Investir em segurança, saúde e no cumprimento das normas regulamentadoras é fundamental”, destaca. 

Consciente de seu papel, o segmento reforça a importância de investir em um ambiente de trabalho seguro e sem estresse. Ou seja, além do compromisso com a prevenção de acidentes, é preciso ater-se aos riscos psicossociais, como o aumento da competitividade, longas horas de trabalho e tudo que possa contribuir para um ambiente de trabalho estressante.

O evento, que vai das 8h30 às 12h, contará com a presença de dois profissionais para proferir as palestras. Uma delas será ministrada pelo Dr. Antônio Santana, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/DF), que irá abordar sobre estresse no trabalho. A outra, do Dr. Almir Chaves, do Grupo Paulo Octávio, abordará questões referentes à NR 12. Para participar das palestras, inscreva-se pelo site do Sinduscon-DF. 

Sobre a data
No ano de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O motivo foi a explosão de uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 1969, que matou 78 mineiros neste mesmo dia. Em memória à este episódio, o dia 28 é usado, no mundo todo, para promover a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121 de 2005.

Serviço
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril
Data: 28 de abril (quinta-feira) 
Local: Auditório do Sinduscon-DF (SIA Trecho 2/3 lote 1.125 – 3º andar)
Horário: das 8h30 às 12h

 

Fonte: http://www.sinduscondf.org.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.