Mútua-RS sedia curso da CBMR sobre Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos

No início do mês, o auditório da Mútua-RS recebeu mais um curso de aperfeiçoamento profissional. Desta vez os profissionais do estado tiveram a oportunidade de se qualificar em Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos. Promovida pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR), da Associação Brasileira de Mecânica dos solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), a turma teve cerca de 50 participantes. Os associados da Caixa de Assistência tiveram desconto para inscrição e participaram de sorteio de uma vaga gratuita. O ganhador da promoção foi o mutualista eng. civil Rafael Longaray Fernandes.

Com uma abordagem mais prática e menos acadêmica, o treinamento abordou o tema Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos com base na implementação de soluções, casos práticos, alternativas técnicas e a legislação da área. A programação incluiu palestras de profissionais renomados da área, entre eles, o engenheiro Eduardo Azambuja, diretor da empresa Azambuja Engenharia e Geotécnica, que falou sobre a associação entre a geologia da região sul e estabilidade de encostas.

“Caracterização da Instabilidade de Talude Rochoso”, ministrada pela ex-presidente do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS, professora Anna Laura Nunes (Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), e “Técnicas de Estabilização de Taludes Rochosos”, ministrada pelo engenheiro Matheus Garcia, da Maccaferri, foram outras duas palestras do evento.

O CBMS desde 2015 tem levado esse curso a diversos estados, com objetivo de aproximar as indústrias e os profissionais da entidade, além de potencializar a oportunizar a qualificação dos trabalhadores do setor.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da ABMS)

Fotos: Mútua-RS

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.