I Conamaq é encerrado com palestra sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua


Diretora da Mútua-PA, Ana Maria Faria (ao microfone), contribui com a apresentação do presidente do Crea-PA, Elias Lima (primeiro a direita). Na foto estão, ainda, o conselheiro do Crea, Marcelo Negrão, a professora Rosália Cotrim, e o engenheiro de pesca da Emater, Tiago Catuxo

Após três dias de muitos debates, trocas de experiências e discussões acerca de questões inerentes à área da Aquicultura, chegou ao fim, nessa quarta-feira (30), o I Congresso Amazônico de Aquicultura (Conamaq) e a Expo Aquam – Feira de Produtos para Aquicultura, promovidos pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), na capital paraense.

O Sistema Confea/Crea e Mútua foi o tema abordado na palestra de encerramento do Congresso, com apresentação feita pelo presidente do Crea-PA, eng. agr. Elias Lima. Além das informações institucionais sobre o Conselho e a Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua-PA), o presidente também falou sobre o exercício profissional da Aquicultura.

Dentro do escopo da organização profissional, sublinhou Lima, existem as entidades de classe – sindicatos e associações – atuantes na representatividade dos profissionais e os conselhos, que têm a responsabilidade de fiscalização do exercício profissional. “Em nosso Sistema Confea/Crea e Mútua temos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que resguarda nosso acervo técnico e valoriza nossa atuação. É muito importante que em todos os nossos trabalhos a ART seja devidamente recolhida”, enfatizou.

Com relação aos engenheiros de pescas e de aquicultura, o presidente do Crea-PA reconheceu que ainda são necessários esforços significativos da autarquia em atenção a essas categorias. “Em reunião com o chefe de fiscalização do Crea, definimos que vamos intensificar a fiscalização das empresas de pescado, no sentido de exigir que as atividades inerentes à essas áreas sejam resguardadas aos profissionais legalmente habilitados”, informou. Da mesma forma que reconheceu a inércia do Conselho neste nicho da área tecnológica, Lima também ressaltou que a valorização profissional e o crescimento da profissão dependem da autovalorização de cada profissional e da organização, cooperação e união das categorias.

O presidente do Crea-PA ainda falou sobre a Mútua, destacando as vantagens oferecidas aos profissionais do Sistema e afirmando que “em nenhum outro lugar é possível encontrar tantos benefícios”. Os diretores da Mútua-PA, eng. agr. Ana Maria Pereira de Faria (diretora geral) e eng. eletri. Gilmário Drago (diretor administrativo) acompanharam a explanação do presidente do Crea.

Ao final, a coordenadora dos eventos, professora Rosália Cotrim, agradeceu o apoio da Mútua-PA e do Crea-PA. Ela também explicou que uma série de documentos com as ponderações extraídas do Congresso será formulada e encaminhada aos respectivos segmentos. “Se identificamos problemas com relação às atribuições profissionais isso será encaminhado ao Crea e da mesma forma todas as demais ponderações desse Congresso”, disse a professora.


Organizadores e equipe de apoio do Conamaq, participantes do Congresso, diretores da Mútua-PA e colaboradores do Crea-PA e da Mútua-PA no encerramento do evento

Divulgação da Mútua

Com saldo positivo, a Mútua-PA também finalizou sua participação na Feira. Diversos profissionais, estudantes e professores passaram pelo espaço da Caixa nos três dias de realização do evento. “Tivemos um retorno muito bom dessa participação no I Conamaq e na Expo Aquam. Abrimos portas para estreitar ainda mais o relacionamento com a academia, tendo inclusive recebido convites para participar de outros eventos dessa natureza, reforçamos nossa divulgação junto aos estudantes e profissionais, principalmente de áreas que temos um número reduzido de associados, e estabelecemos contato com outras instituições”. Esse foi o balanço feito pela diretora geral da Mútua-PA, eng. agr. Ana Maria Pereira de Faria, ao final do Congresso.


A supervisora da Mútua-PA, Helen Costa (segunda a partir da direita), com novos associados da Caixa de Assistência

 

Fonte e fotos: Alline Abreu (Gecom/Mútua)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.