Para menos acidentes, mais educação

Sinduscon-DF acredita que o melhor caminho para um ambiente de trabalho seguro é o investimento em cursos e eventos orientativos  

Um ambiente de trabalho que ofereça, além de qualidade de vida, segurança aos funcionários é o objetivo de todo empresário da construção civil. O setor, consciente dos riscos de acidente em obras, tem se dedicado, cada vez mais, para diminuir esses índices. Com este propósito, o Sinduscon-DF investe em educação por meio de cursos e eventos que orientam empresários e trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e eficiente. Um exemplo é o VII Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria na Construção (Cmatic), que acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril e já conta com o apoio do sindicato.  
 
O diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, ressalta que o diálogo sobre segurança e saúde no trabalho é sempre necessário. “Nesse evento será realizada uma discussão conjunta entre governo, empregados e empregadores, que é essencial para a solução das dificuldades de cada grupo”, destacou.  O mestre de obras Francisco de Assis já confirmou sua presença no evento e garantiu: “Para nós, que trabalhamos em obra, ter a oportunidade de dialogar junto com as empresas e o governo sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho é muito importante. São nossas vidas que estão em jogo”. 
 
Este ano, a cidade de Brasília foi escolhida, pela primeira vez, para sediar o evento, que tem como tema principal “Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho”. Instalações elétricas temporárias nos canteiros de obras, gestão do trabalho em altura (NR-35) e contenção de solo para segurança nas escavações serão alguns dos temas abordados.
 
A edição de 2016 traz ainda a participação de um palestrante internacional. O ministro do Trabalho e Desenvolvimento Laboral do Panamá, Luis Ernesto Carles, vai abordar sobre avanços da legislação em relação à segurança e saúde no Panamá. Estará presente também o representante da delegação do Panamá, Saúl Méndez. 
 
O VII Cmatic está sendo realizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em parceria com o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do DF. O Governo de Brasília, além de entidades patronais e laborais relacionadas à construção civil, também apoiam o evento. 
 
O congresso acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e é voltado para profissionais, empresários e trabalhadores da área, além de sindicalistas do setor e estudantes. As inscrições são gratuitas. Para mais informações, acesse o site da Fundacentro:www.fundacentro.gov.br ou ligue (61) 3535-7300.

 

Fonte: http://www.seconci-df.org.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.