Recursos hídricos. Questões atuais em debate no 12º Seminário Comemorativo ao Dia Mundial da Água

O Crea-GO e o Clube de Engenharia de Goiás realizam nos dias 22 e 23 de março de 2016, o 12º Seminário da Engenharia Comemorativo ao Dia Mundial da Água. 

O evento vai reunir especialistas para apresentar, divulgar e debater as questões atuais sobre os recursos hídricos, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes e propor soluções para as questões apresentadas.

Segundo o coordenador do evento, engenheiro hidrólogo Marcos Antônio Correntino da Cunha, o seminário abrangerá temas como: rompimento e segurança de barragem, gestão da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte, reuso de água para fins industriais e edificações, e impactos da destinação dos resíduos sólidos nos recursos hídricos.

A palestra de abertura acorrerá no dia 22, terça-feira, das 20h às 20h40, com o tema “Rompimento da Barragem em Mariana (MG)”, a ser proferida por Marco José Melo Neves, coordenador da Área de Hidrologia da Agência Nacional das Águas (Ana). No dia 23, quarta-feira, das 9h às 9h40, será realizada a  segunda palestra “Panorama Sobre a Gestão da Segurança de Barragens no Brasil”, com o engenheiro civil Rogério Menescal, superintendente da Agência Nacional de Transportes Aguaviários (Antaq).

Também no dia 23, quarta-feira, das 10h30 às 11h10, haverá a palestra “Bacia do Rio Meia Ponte: Aspectos Físicos e Gerenciais”, a ser ministrada pelo engenheiro hidrólogo Marcos Antônio Correntino, presidente do Comitê da Bacia do Rio Meia Ponte. Entre as 14h e 14h40, o biólogo e especialista em Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos e Líquidos, Davi Fernandes, palestrará sobre “Reuso de Água Para Indústria de Forma Sustentável”.

Em seguida, a partir das 15h, haverá a palestra “Experiência em Goiás com Reuso de Água para Edificação”, apresentada pelo engenheiro civil Flávio Rios, que é proprietário da Hidrante Consultoria e Projetos. A última palestra do seminário terá como tema “Impactos da Destinação dos Resíduos Sólidos nos Recursos Hídricos”, com o professor Eraldo Henriques de Carvalho, da Universidade Federal de Goiás.

O seminário é aberto a participação de profissionais da engenharia, geologia, geografia, ambientalistas e de estudantes ligados à área. A inscrição ao evento é gratuita e deve ser feita pelo site WWW.clubedeengenharia.com.br.

Aos participantes serão concedidos certificados de participação. Outras informações podem ser obtidas com Adriana Franco, no Cerimonial de Eventos do Clube de Engenharia, localizado na Rua 132 nº 500, Setor Sul; pelo telefone (62) 3281-0000; ou pelo  e-mail: eventos@clubedeengenharia.com.br

 

Fonte: Crea-GO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.