Interlocução junto à Direx é um dos papéis dos coordenadores regionais

A função de coordenador regional da Mútua visa a estabelecer interlocutores das Caixas, agregando suas demandas, experiências e vivências similares. Essa ação é importante no que diz respeito a adoção de estratégias, tendo em vista a grande extensão territorial do país e as diferenças de cada região. Eleitos pelos diretores de cada região, os coordenadores ficam no cargo pelo período de um ano, bem como os adjuntos, e nesta atual gestão da Mútua terão ainda mais participação.

Durante o 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, de 24 a 26 de fevereiro, foram escolhidos os coordenadores de 2016, que já têm na agenda de trabalhos a incumbência de condensar as propostas e projetos de cada região para discussão em reunião com as cinco coordenadorias regionais, na Sede da Mútua, em Brasília (DF). Após esse encontro, as ponderações das Caixas deverão compor o plano de ação da Mútua para o triênio, junto com o planejamento da Diretoria Executiva da Instituição.

Maior participação das Regionais

Uma das metas da atual Diretoria executiva da Mútua é dar mais autonomia e participação às Diretorias Regionais para que elas possam participar ainda mais ativamente da gestão e contribuir de maneira mais eficiente na atuação nas bases. Projetos propostos, metas e expectativas para os trabalhos do ano são alguns pontos tratados pelos coordenadores regionais nos depoimentos a seguir:

Maurício Fernandes da Costa – diretor geral da Mútua-MG e coordenador das Caixas Sudeste

“Acredito que pelas conversas que temos tido com a Direx e com outros diretores regionais, as mudanças que desejamos implantar para tornar a Mútua aquela instituição que de fato foi pensada na sua criação, será possível. A Caixa de Assistência precisa atender os profissionais naquilo que realmente necessitam. A abertura que a nova Diretoria Executiva tem nos mostrado vai facilitar a efetivação do trabalho que há muito tempo temos pensado. Por exemplo, precisamos oferecer planos de saúde com preços diferenciados e que atendam a todo o território nacional, também temos projetos de ofertar seguros, de diversas modalidades, aos profissionais associados e, em outra linha de trabalho muito importante, possibilitar a capacitação dos profissionais. A Mútua poderia investir na formação de empreendedores e líderes dentro das nossas categorias. Espero que na reunião em Brasília, agendada para abril, possamos construir um plano único de ação que contemple os anseios de todas as Caixas pois, por mais que tenhamos diferenças, a Mútua é uma só e precisa ser eficiente de norte a sul desse país”

 

Jean Saliba, diretor geral da Mútua-MS, coordenador das Caixas Centro-Oeste

 

“Observo que até então o papel do coordenador regional era inócuo, sem atribuições bem definidas. A atual Direx chegou com uma nova proposta para que os coordenadores tenham maior participação. Isso é importante para que as propostas das Caixas fiquem mais próximas da Diretoria Executiva. Um dos nossos projetos (Caixas Centro-Oeste) é que possamos promover a segunda reunião do grupo em outra região, possibilitando, assim, maior interação e troca de experiências com as demais Caixas. Nós, coordenadores regionais queremos colaborar com a Direx levando as demandas e anseios de nossas Caixas”

 

 

 

Luiz Carlos Coelho, diretor geral da Mútua-SC, coordenador das Caixas Sul

 

“A região sul tem a vantagem de possuir apenas três estados, o que possibilita que a todos participem, um a cada ano, da coordenação das Caixas Sul. Nossa expectativa é sempre de alcançar nossas metas, que são pré-definidas entre as Caixas e discutidas com a Direx. Nosso objetivo é ter uma participação mais ativa junto à Direx, levando os assuntos pertinentes às Regionais. O Brasil é muito grande, existem muitas diferenças e cada grupo tem sua realidade, mas acredito que devemos trabalhar de forma mais coletiva, em prol do crescimento da Caixa de Assistência. Em nível regional, temos a proposta de criar nas Inspetorias dos Creas o papel do representante da Mútua, que serviria como articulador e multiplicador estando mais próximo dos profissionais”

 

 

Carlos Antonio Xavier, diretor geral da Mútua-RO, coordenador das Caixas Norte

“Estamos entusiasmados com a nova metodologia adotada pela atual Direx. Antes, basicamente, os coordenadores presidiam as reuniões regionais, agora teremos mais voz e poderemos influenciar nas decisões da Direx. Inclusive já temos uma reunião entre os coordenadores das cinco regiões agendada em Brasília, quando iremos construir um plano de trabalho amplo e único, que sirva para todas as Regionais. Além disso, essa nova postura de trabalho irá possibilitar maior interação entre as Caixas. Uma das propostas da região Norte é que seja instituído um fundo de reserva para auxílio às Caixas menores, para ser utilizado por um período determinado até que essas unidades consigam se estruturar e se manter sozinhas. Outro tema que levaremos para discussão será a concessão de maior autonomia para que as Caixas efetuem renegociação de débitos. Por fim, a questão dos planos de saúde também estará em nossas preocupações quando da formulação do plano de trabalho”

 

Gerardo Santos Filho, diretor geral da Mútua-CE e coordenador das Caixas Nordeste

“Com a eleição dos novos coordenadores das cinco regiões queremos incrementar nossa participação junto à Diretoria Executiva da Mútua. No caso das Mútuas do Nordeste, grupo o qual coordeno, vamos iniciar o trabalho de sistematização das propostas, com tratativas por meio de um grupo de e-mail. Será solicitado que os diretores regionais encaminhem as demandas e propostas que entendem como sendo necessárias para reforçar o papel da Mútua de atender os anseios dos profissionais registrados nos Creas. Essas demandas serão sintetizadas, região por região, e apresentadas à Diretoria Executiva. Todo esse trabalho será feito sempre visando o aperfeiçoamento e melhorias para a Mútua. Outra expectativa nessa gestão dos novos coordenadores regionais é que consigamos estreitar ainda mais o canal de comunicação entre todas as instâncias da Mútua”

 

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.