Dado o primeiro passo na Mútua para o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

Nove tópicos compuseram o treinamento realizado pelos gestores da Mútua nesta terça-feira (1º), com foco na implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) na Instituição, ministrado pelo conselheiro federal eng. agr. Mário Varela Amorim. Concepção teórica, formação de equipe, pesquisa, democratização da pesquisa, construção das ações do Programa, institucionalização do Programa, apoio acadêmico, parcerias e expansão do Programa e acompanhamento e avaliação foram os assuntos trabalhos pelo grupo.

Outros aspectos mais subjetivos, mas não menos importantes, também estiveram em análise, como virtudes de uma boa gestão, pressupostos de um PQV e domínios humanos (fatores biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais). Normalmente um PQV é mal compreendido, sendo identificado apenas por ações pontuais como ginástica laboral, confraternizações, treinamentos e ações de saúde. A preparação dos gestores da Mútua visou, também, quebrar esse estereótipo, pois, conforme explicou Mário Amorim, um PQV envolve muito mais, como felicidade, solidariedade, empatia, entre outras posturas.

Em sua apresentação, ele pediu para que os participantes conceituassem Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, indicassem ações realizadas no âmbito desses projetos e pontuassem as vantagens de um PQV. A partir desse bate-papo, foram sendo explicadas as pertinências de um verdadeiro Programa, de forma que este leve, de fato, a resultados positivos para a Instituição.

O palestrante

Além de um currículo bastante extenso na área de Agronomia e em entidades e instituições da área tecnológica, Mário Varela Amorim é especialistas em gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho. Atualmente exerce docência superior em MBA Sobre Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e tem inúmeros artigos sobre Felicidade no Trabalho e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho publicados no Brasil e Exterior. Ainda é autor do Livro Felicidade no Trabalho.


No início do curso os diretores executivos da Mútua também estiveram presentes

 


Fonte e Foto: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.