Seagri e Crea-DF discutem articulações para a fiscalização da área rural no DF

Na tarde de terça-feira (24/02), o presidente do Crea-DF, eng. civil Flavio Correia de Souza recebeu no Conselho o Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), eng. agrônomo José Guilherme Tollstadius Leal, para discutirem as estratégias  da fiscalização da área rural no DF, bem como uma parceria entre as duas instituições, visando uma maior aproximação com os produtores rurais.

A reunião também contou com a presença do vice-presidente do Crea-DF, eng. Agrônomo Álvaro Aguiar, do  superintendente do Crea-DF, Valmir de Lima Severiano, do chefe do Jurídico da SEAGRI, advogado Nilton Gonçalves Guimarães, da chefe do Jurídico do Crea, advogada Fernanda Gurgel e do chefe do Departamento de Fiscalização do Conselho, eng Civil Luiz Ávila.

O objetivo da reunião foi articular um evento educativo aos produtores, com instruções sobre o trabalho de fiscalização do Crea-DF no setor rural, quais os preceitos legais e procedimentos fiscalizatórios dos serviços rurais. O secretário José Leal apresentou uma série de dúvidas e considerações, que visam inclusive o aprimoramento das vistorias no setor.

Siagro próximo da implantação
Com o foco de controlar a prescrição, o comércio e a aplicação de produtos agrotóxicos por cidade e cultivo agrícola, está em vias de implantação no DF do Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxico (Siagro).

Flavio Correia intermediou, desde 2013, a assinatura de um acordo de cooperação entre a Siagri e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), visando trazer o Siagro para o Distrito Federal. O Siagro é um sistema de monitoramento do comércio e utilização de agrotóxicos que também possibilita obter informações sobre a empresa que comercializa os produtos, os estoques disponíveis e o profissional que prescrever um agrotóxico.

“Este acordo trata de atividades e produtos relacionados diretamente com a saúde da população, por isso a necessidade de junção de esforços para melhor controle e fiscalização, sempre considerando o interesse público envolvido”, afirmou Correia. Para o presidente, a reunião foi muito proveitosa; tanto que já ficou agendada uma próxima reunião, com a participação das equipes técnicas do Crea-DF e  da SEAGRI, que irão delimitar as melhores abordagens fiscalizatórias para a área rural, de forma a integrar o setor produtivo nas ações.

 

Fonte: Crea-DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.