Programação da Mútua no Encontro de Líderes tem início com o tema Previdência

A abertura oficial da Programação da Mútua no 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), com a realização de palestra sobre Previdência Complementar e Planos Instituídos. Falando para os cerca de oitenta diretores regionais presentes, estiveram à mesa o diretor-presidente da Mútua, eng. civil Paulo Guimarães, o Presidente do Confea, eng. civil José Tadeu, e o então coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, eng. mec. Marco Antonio Amigo, presidente do Crea-BA.

Também acompanhando os trabalhos, os diretores executivos eng. civil Jorge Silveira (diretor de Benefícios), eng. civil Gerson Taguatinga (diretor financeiro), eng. mec. Julio Fialkoski (diretor administrativo) e eng. civil Marcelo Morais (diretor de Tecnologia).

Em sua fala, Amigo afirmou que sendo seu último evento como Coordenador do CP, tem o prazer de constatar e registrar o crescimento político alcançado pela Mútua desde sua criação. "Com o patamar alcançado pela Mútua, tenho certeza que ela pode, e vai, contribuir muito para o país a ultrapassar o momento de crise que a Nação vem enfrentando". De acordo com o coordenador, essa contribuição já é percebida no esforço feito pela Instituição para aumentar a sua capilaridade, estando presente em todos os estados para trabalhar junto aos profissionais, oferecendo o apoio necessário para que eles possam construir o futuro desejado para o país.

O presidente do Confea, complementando a fala de Amigo, também elogiou a permeabilidade dos assuntos de interesse dos profissionais, gerada pelas Caixas Regionais. "Hoje percebe-se que os benefícios estão chegando a todos. Muitos já conhecem, apoiam e admiram a Instituição, o que não acontecia há alguns anos", frisou. Na avaliação dele, esse é um fator preponderante para que se possa superar este momento de dificuldades. "As adversidades existem e é nesses momentos que precisamos nos unir e mostrar a importância da engenharia e da agronomia para a retomada do crescimento no Brasil".

Para tanto, afirmou José Tadeu, o Sistema continuará realizando eventos que enfatizam a importância das áreas tecnológicas para o desenvolvimento do país e da qualidade de vida das comunidades, como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). O presidente do Confea aproveitou a oportunidade para convidar a Mútua a estar presente neste ultimo evento, que será realizado nos dias 02 e 03 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), logo após o encerramento da Soea, que acontece nos dias 30 de agosto a 02 de setembro, na mesma cidade. 

Confirmando a presença da Instituição no Congresso, Paulo Guimarães ainda anunciou a aprovação, por unanimidade, da Campanha de Valorização da ART pela diretoria executiva da Mútua. 

Palestra Anapar


Cláudia Ricaldoni, da Anapar

Dando sequência à programação, a presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão (Anapar), Claudia Ricaldoni, ministrou palestra sobre Previdência Complementar e Planos Instituídos. Durante a apresentação, foi feita a explicação do funcionamento do regime de previdência no país e as alternativas que a Mútua terá para resolver a questão do auxílio pecúlio da Instituição. 

Uma das alternativas apresentadas pela palestrante é a de fazer uma alteração no contrato de administração do plano de previdência complementar já em vigor, para inclusão do pecúlio, que passaria a ser oferecido pela BB Previdência. Segundo Ricaldoni, nada impede que, no futuro, a Mútua crie uma entidade de previdência complementar e este pecúlio seja transferido novamente para a administração da Instituição. 


Diretores regionais de todo o país participam do evento em Brasília (DF) 

 

Ao fim da palestra da presidente da Anapar, que suscitou diversas perguntas do público, Paulo Guimarães lembrou o fato de que a Mútua já iniciou o ano atuando como instituição certificada pela ISO 9001:08, com o objetivo da melhora contínua no fornecimento dos produtos e serviços da Mútua aos profissionais associados.

O presidente da Mútua anunciou a entrega dos certificados a cada uma das Regionais e lembrou que conta com a colaboração de todos, uma vez que a manutenção dos níveis de qualidade é essencial para a manutenção do Certificado. Além dos diretores regionais, prestigiaram o evento os ex-presidentes da Mútua, eng. civil Henrique Luduvice, eng. civil Anjelo da Costa Neto, arquiteto José Wellington Costa e eng. agr. Cláudio Pererira Calheiros.


O presidente da Mútua, Paulo Guimarães (à dir.), com os ex-presidentes da Instituição: Henrique Luduvice, Anjelo da Costa, Welligton Costa e Cláudio Calheiros

 

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.