Confea participa de campanha da fraternidade a favor do saneamento básico e meio ambiente

Em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica tem a participação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que dá destaque em seus canais de comunicação ao tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”. 

A iniciativa também reforça a necessidade de ampla reflexão da sociedade brasileira no sentido da responsabilidade de cada um para viver em um ambiente comum e saudável, como afirma o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva. “É fundamental que se promova uma política de saneamento básico que contemple saúde para todos, independentemente de classe social, garantindo água potável, esgoto sanitário, drenagem das águas de chuva, manejo de resíduos sólidos, limpeza urbana, bem como o controle efetivo de vetores transmissores de doenças, visando, assim, à promoção de melhor qualidade de vida humana em todo o ambiente universal”, alerta o presidente em seu artigo dedicado especialmente ao tema (leia mais).

Para José Tadeu, é fundamental ainda “conscientizar e sensibilizar as autoridades públicas e os governantes do Brasil sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas urgentes que garantam saneamento básico e saúde para todos, utilizando a engenharia como meio para alcançar esses objetivos essenciais à vida humana”.

Em apoio à campanha da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente do Conselho Federal faz um chamamento aos milhares de profissionais e centenas de empresas registrados no Sistema Confea/Crea para que se envolvam nessa ação. “Vamos cumprir com nossa responsabilidade para atender a essa demanda da sociedade e do nosso país. Vamos construir nossa casa comum”, convoca José Tadeu. 

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 será lançada, oficialmente, no dia 10 de fevereiro. O tema é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Já o lema aborda o trecho bíblico: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5.24)

A proposta é chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum, ou seja, do planeta Terra.

A campanha é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e neste ano terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.