Após revisão, três partes da norma de lajes pré-fabricadas de concreto entram em vigor em fevereiro

Novos textos dispõem sobre requisitos para a fabricação, recebimento e utilização de vigotas, minipainéis, painéis, elementos inertes e armaduras treliçadas eletrossoldadas

 

Foram publicadas na última semana as três partes revisadas da NBR 14859 – Lajes Pré-Fabricadas de Concreto, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especificam os requisitos para a fabricação, recebimento e utilização dos componentes empregados na construção de lajes em qualquer tipo de edificação, excluindo-se os painéis protendidos. As normativas entram em vigor nos dias 21 (parte um e dois) e 22 de fevereiro (parte três).

Os textos, que estiveram em consulta nacional em outubro do ano passado, tratam dos requisitos relativos às vigotas, minipainéis e painéis; dos elementos inertes para enchimento e fôrma; e das armaduras treliçadas eletrossoldadas.

De acordo com o coordenador Comitê de Lajes Pré-Fabricadas (CEE-94), José Bento Ferreira, objetivo da revisão foi atualizar e aprimorar as especificações das normas, com o objetivo de viabilizar um ganho real na qualidade dos produtos. "A atualização da normativa é também uma forma de garantir uma maior participação de todos os segmentos da sociedade que se interessem pelo assunto e queiram se manifestar", disse Ferreira.

Estão previstas para revisão mais duas partes da NBR 14859, que tratam do cálculo estrutural específico para esse elemento estrutural e do desempenho das vigotas, minipainéis e painéis. A ABNT, porém, ainda não divulgou quando os novos textos entrarão em consulta pública.

 

Fonte: http://construnormas.pini.com.br/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.