Mútua acompanha, no Confea, composição de Comissões

Desde quarta-feira (27), os diretores executivos da Mútua têm acompanhado os trabalhos da primeira Sessão Plenária do Confea, que se destina prioritariamente à recomposição dos cargos destinados aos conselheiros federais. Na tarde de quarta-feira, aconteceu a homologação da indicação para vice-presidente do Confea, tendo sido conduzido ao cargo, por aclamação, o conselheiro eng. agr. Antônio Carlos Albério.

Já para compor o Conselho Diretor, o Plenário do Confea elegeu os seguintes conselheiros: eng. agr. Célio Moura Ferreira, eng. civ. Paulo Laércio Vieira, eng. eletric. Carlos Batista das Neves, eng. civ. Marcos Motta Ferreira e eng. agr. Daniel Antonio Salati Marcondes. As cinco comissões permanentes da casa, colegiados fundamentais para o andamento dos trabalhos do ano no Confea, foram recompostas com a escolha dos conselheiros para integrar os grupos, bem como da eleição dos coordenadores de cada um deles. 


Conselho Diretor do Confea (2016) com o presidente do Conselho Federal, José Tadeu (ao centro)

A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), que tem por finalidade identificar as questões que envolvam as profissões inseridas no Sistema Confea/Crea e Mútua, propondo ações para a integração deste com o Estado e a sociedade, em 2016 será coordenada pelo conselheiro Raul Otávio da Silva Pereira e terá como membros os conselheiros Alessandro José Macedo Machado, Wiliam Alves Barbosa e Paulo Laércio Vieira.

Zelar pelo equilíbrio administrativo-financeiro, propondo ações voltadas à sustentabilidade do Sistema é o objetivo da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), que é integrada, neste ano, pelos conselheiros Afonso Ferreira Bernardes, Francisco Soares da Silva e Lúcio Antonio Ivar do Sul, tendo sido este último eleito coordenador do grupo.

A promoção e a interface entre o sistema de fiscalização profissional e o sistema educacional é de competência da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), que entre seus componentes têm os dois conselheiros representantes das instituições de ensino – Daniel Antonio Salati Marcondes e Osmar Barros Filho (eleito coordenador) e ainda o conselheiro Leonides Alves da Silva Neto.

Os conselheiros Paulo Roberto Lucas Viana (eleito coordenador), Carlos Batista das Neves, Célio Moura Ferreira e Pablo Souto Palma foram escolhidos para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), que tem como foco a observância da verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e o cumprimento do Código de Ética Profissional.

Na Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), estão os conselheiros Antônio Carlos Albério, Jolindo Rennó Costa, Marcos Motta Ferreira e Mário Varela Amorim (eleito coordenador). A Conp ocupa-se das questões ligadas à organização e ao funcionamento do Confea, dos Creas e da Mútua.

Para conduzir os processos eleitorais do Sistema em 2016, o Plenário reelegeu o conselheiro Lúcio Antonio Ivar do Sul coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), composta, ainda, pelos conselheiros Alessandro José Macedo Machado, Daniel Antonio Salati Marcondes, Leonides Alves da Silva Neto e Carlos Batista das Neves. As cinco vagas de suplente foram preenchidas pelos seguintes conselheiros: Paulo Roberto Lucas Viana (1º suplente), Osmar Barros Filho (2º suplente), Afonso Ferreira Bernardes (3º suplente), Paulo Laércio Vieira (4º suplente) e Francisco Soares da Silva (5º suplente).

Mário Varela Amorim foi reeleito Chanceler do Mérito e coordenará as homenagens da Láurea ao Mérito 2016, que condecorará com a Medalha do Mérito e inscrição no Livro do Mérito aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e o progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua. A solenidade deve acontecer durante a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR).

O Plenário ainda indicou, nessa quarta-feira, os representantes do colegiado nos Conselhos de Comunicação e Marketing e de Gestão do Prodesu: Daniel Antonio Salati Marcondes e Alessandro José Macedo Machado, respectivamente.

Continua secretariando os trabalhos da mesa diretiva do Plenário, em 2016, a servidora do Confea, Clécia Maria de Abrantes Moreira, reconduzida à função por indicação do presidente do Confea, José Tadeu, ato homologado por aclamação dos 18 conselheiros federais. “Agradeço, inicialmente, ao presidente José Tadeu pela indicação e confiança em meu trabalho e aos conselheiros que ratificaram a escolha do meu nome. Estendo esse reconhecimento e confiança à equipe que trabalha comigo, Edilamar Alves e Gicely Paixão”, ressaltou Clécia.

Votos de sucesso


Paulo Guimarães

A Diretoria Executiva da Mútua reforçou o apoio aos conselheiros federais, desejando sucesso nos trabalhos de 2016. “Parabenizo, em nome da Diretoria Executiva da Mútua, os conselheiros eleitos para os diversos cargos diretivos e de coordenação do Confea. Que as Comissões possam trazer soluções para os anseios dos profissionais e do Sistema Confea/Crea e Mútua, que o conselheiro Albério tenha uma gestão profícua à frente da vice-presidência do Conselho Federal e que, todos juntos, possamos trazer ainda mais desenvolvimento e crescimento ao nosso Sistema”, ensejou o diretor-presidente da Mútua, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães.

Eleitos são empossados

Ainda durante a 1427ª Sessão Plenária do Confea, os conselheiros eleitos para os cargos citados tomaram posse, na manhã dessa quinta-feira, com a entrega dos certificados. Antônio Carlos Albério, em seu primeiro pronunciamento como vice-presidente do Confea, agradeceu pela confiança atribuída a seu trabalho e reforçou sua postura de atuação, enfatizando que na função de vice-presidente não irá fugir de suas características.

“Tenho mais de 40 anos de história profissional, muitos deles dedicados ao Sistema. Continuarei mantendo minha postura de equilíbrio e seguindo minhas convicções. Não fugirei, em nenhum momento, dos problemas que me forem trazidos. Que meus colegas de Plenário não me tomem como vice-presidente, mas sim, como um amigo. Farei todo o possível para viabilizar os anseios deste Plenário”, sublinhou.

José Tadeu da Silva, presidente do Confea, também desejou sucesso ao recém-empossados. “O sucesso de vocês nesses cargos será o sucesso do nosso Conselho e, consequentemente, da Engenharia em nosso país. O que almejamos para 2016 é sucesso e contamos com o trabalho e empenho de vocês para alcançar esse objetivo, engrandecendo nosso Conselho”, afirmou.

 


O presidente do Confea entrega os certificados aos empossados. Na sequência: Albério, Raul Otávio, Lúcio Ivar, Osmar Barros, Paulo Viana e Mário Amorim

 

 

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.