Aplicativo para celular facilita o trabalho de engenheiros eletricistas

Facilitar o trabalho de engenheiros eletricistas em todo o território nacional, com esse objetivo foi lançado pela Engerey Painéis Elétricos, o guia prático Be-A-Bá da Elétrica. Com ele é possível se consultar conceitos e normas, além de visualizar diagramas e tabelas prontas de equivalências e especificações, que cruzam dados e facilitam os cálculos frequentes de profissionais.

"O profissional não precisa mais entrar nos sites dos fabricantes, acessar diversas normas para assim cruzar informações e efetuar seus cálculos. É possível encontrar tudo pronto no Be-a-Bá", conta o Engenheiro Eletricista e idealizador do livro Fábio Amaral.

O Guia otimiza o trabalho do engenheiro eletricista por ajudar a diminuir o tempo gasto para realizar cálculos. "Qual a corrente do motor? Como calculo a queda de tensão? Não lembramos de tudo, então o Be-a-Bá poupa o tempo da busca por estas informações. São vários cinco minutos diários que ao longo do ano somam mais de uma semana", diz o engenheiro eletricista Meneghetto Alberti.


Na palma da Mão

As vantagens do guia impresso também podem ser encontradas na tela do seu celular, através de um aplicativo lançado para as plataformas Android e Apple. O aplicativo reúne todo o conteúdo da versão impressa e traz ferramentas úteis para dimensionamento de: barramentos, fios e cabos e componentes das partidas dos motores elétricos.

No caso do dimensionamento de barramento, por exemplo, será possível calcular a dimensão das barras com a conversão de metros para kilos."Dependendo da ampacidade da corrente que circulará dentro de um painel elétrico, é preciso utilizar um barramento com espessura especifica. A medida que aumentamos a corrente, aumentamos o barramento. Mas, quanto? O aplicativo auxilia justamente neste cálculo. No software insere-se as condições ao qual o barramento será exposto, como a corrente, a medida a ser usada em milímetros ou polegadas, e o tratamento das barras. Então, o aplicativo traz as possibilidades de largura e comprimento", conta o autor.

Com isto ele ajuda a diminuir custos para obra, otimiza o tempo trabalhado e melhora a qualidade do serviço ofertado. O aplicativo se encontra disponível para download através da Apple Store e da Play Store.

 

Fonte: Crea-BA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.