Parceria inédita vai contribuir com ações de prevenção durante a cheia do Madeira

Representantes da Santo Antônio Energia e da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) firmaram hoje uma parceria que irá contribuir para os trabalhos da secretaria relacionados ao monitoramento de eventuais cheias do rio Madeira e, consequentemente, com as ações de prevenção.

A Santo Antônio Energia irá compartilhar com a Defesa Civil as informações de vazão do rio que é monitorado diariamente pela concessionária, em onze pontos que vão desde o rio Beni, na Bolívia, até Humaitá, no Amazonas. O secretário da Sempedec, Vicente Bessa, confirmou que o compartilhamento de dados de monitoramento e previsões  irá facilitar os trabalhos do órgão. “A interação é importante. Estes dados facilitarão nossas ações para que possamos agir com antecedência nos procedimentos preventivos, evitando transtornos à população”, esclareceu.

Durante a reunião foi explicado que a Hidrelétrica Santo Antônio é a fio d´água, não tendo seu reservatório capacidade para armazenamento das vazões do rio, ou seja, toda água que chega na barragem passa por ela. A Defesa Civil também se inteirou sobre como é feita a operação da hidrelétrica, que já possui 35 turbinas em operação comercial, e os eficientes sistemas de segurança da barragem.

Para o diretor de Operações da concessionária, Dimas Maintinguer, a parceria visa estreitar o relacionamento com a Defesa Civil. “Estamos nos aproximando ainda mais da Defesa Civil, disponibilizando informações periodicamente para que as providências da secretaria possam ser tomadas com antecedência, evitando qualquer transtorno relacionados à eventuais cheia do rio”,  concluiu o diretor.

 

Fonte: Crea-RO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.