Plenária Final do Crea-GO conta com balanço de 2015

Foi realizada, na noite de 14 de dezembro, a 770ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO – a última do ano –, com a presença de 35 conselheiros do regional goiano. A sessão, oportunidade em que foram discutidos assuntos de relevância para os profissionais e o Sistema Confea/Crea como um todo, também serviu para que fosse feito um balanço de algumas das atividades do Conselho.

Na ocasião, o assessor técnico do Grupo de Trabalho (GT) para Dinamizar a Fiscalização do Crea-GO, Eng. Civ. Cid Nelson, fez uma breve apresentação do Relatório Final do trabalho, que conclui que o grupo cumpriu com o que foi proposto. O assessor explicou como o GT dinamizou a fiscalização do regional goiano, implantando novas ferramentas para auxiliar os agentes fiscais em seu trabalho e fechando parcerias com órgãos públicos, de maneira a facilitar a identificação e localização de empreendimentos a serem fiscalizados. Hoje, segundo consta no documento, a elaboração de relatórios de fiscalização está mais criteriosa.

A assessora institucional de Jovens Profissionais, Eng. Eletric. Emely Gomes, também fez uma exposição. Emely apresentou a atual situação das consolidações dos convênios do Crea-GO com institutos de pós-graduação e de educação continuada. Em sua fala, a assessora tratou das parcerias do Conselho com o Instituto de Pós-Graduação (Ipog), o IEPG, o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec), o Instituto Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Ineaa), a RTG Especialização e o Núcleo Expertise, que, por mais que já estivessem sendo colocadas em prática desde o início do ano, não estavam oficializadas.

Hoje, a parceria com quatro dos institutos – Ipog, Inbec, IEPG e RTG – é oficial, enquanto com os outros dois estão encaminhadas. “O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação, que têm sido cobradas pelos profissionais, de forma gratuita”, explica a assessora. Para 2016, Emely espera mais parceiros e mais cursos e eventos.

Ainda na Sessão Plenária, o assessor do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, Eng. Ftal. Daniel Demori, apresentou o relatório de atividades do GT para modernizar o Prêmio. O engenheiro, em sua fala, explicou brevemente as principais mudanças na premiação: novo formato; novo site exclusivo; comissão julgadora composta por especialistas; novas denominações das modalidades; número de indicados; e nova estatueta. Demori ainda destacou a divulgação dos premiados por meio da internet, de outdoors e rádios.

 

35 conselheiros compareceram à última Sessão Plenária de 2015
35 conselheiros compareceram à última Sessão Plenária de 2015

Mútua – O diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-GO – Mútua-GO, Eng. Civ. Roger Pacheco Piaggio Couto, também dispôs de um tempo na Sessão Plenária Final para apresentar a prestação de contas da Mútua.  “Na Caixa de Assistência, tivemos um ano fantástico. Inclusive, batemos alguns recordes”, comemorou Roger. Neste ano foram concedidos pela Mútua 382 benefícios, do total de 1631 concedidos desde 1977. A Caixa de Assistência fecha o ano com um total de 2694 associados, sendo que 756 deles se associaram em 2015.

Prestação de Contas – Ao fim da plenária, o presidente Francisco Almeida apresentou uma breve prestação de contas do exercício 2015. Em sua fala, o presidente tratou da implantação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Imediata, que conferiu agilidade na liberação do documento; dos Requerimentos Online, que proporcionaram praticidade na formalização dos processos; da Certidão de Acervo Técnico (CAT) Online; da pesquisa de satisfação com grupo focal realizada em julho; e das palestras em instituições de ensino em Goiânia e no interior, que atingiram mais de oito mil participantes.

Francisco falou também do novo portal do Conselho, com novidades como o chat online, que, com 19 atendentes à disposição, garante o atendimento ágil e cômodo, por meio da internet. O presidente ainda destacou os cursos e eventos técnicos e institucionais realizados pelo Conselho em 2015. Em relação à estrutura física, Francisco destacou o trabalho de adequação de algumas inspetorias do Conselho, no modelo de Casa da Engenharia. Em 2015, oito inspetorias foram reformadas.

Francisco ainda destacou o trabalho do Departamento Técnico do Crea, com o resgate da Área de Apoio ao Direito do Consumidor, a inspeção preventiva e integrada e a realização de eventos técnicos. O presidente também tratou da representação do Conselho em órgãos públicos; o Prêmio de Meio Ambiente; e ações a favor da sustentabilidade, como o sistema de reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado do Crea para a limpeza  de suas dependências, desenvolvido pelo conselheiro Eng. Eletric. Prof. Euler Bueno. Francisco terminou traçando perspectivas para 2016. “Foi um ano de muito trabalho, mas colocamos o Crea em uma boa posição. Hoje, diversos Creas querem nos visitar para conhecer nossos procedimentos. Mas ainda tem muita coisa a ser feita”, concluiu.

Eleição – Ainda durante a Sessão Plenária Final, foram eleitos os conselheiros que ocuparão, a partir de janeiro, os cargos de 2º vice-presidente e 1º e 2º secretários na diretoria do Crea-GO. Por unanimidade, o Eng. Eletric. Luiz Flávio Naves Rodrigues será o 2º vice-presidente; o Eng. Civ. e Seg. Trab. Dolzonan da Cunha Mattos será o 1º secretário; e o Eng. Civ. Fabrício Ribeiro ocupará o cargo de 2º secretário.

 

Fonte: Crea-MA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.