Profissões do Sistema: diretor geral da Mútua-PI ministra palestra sobre o tema no encontro do CreaJr


Ulisses Filho

A convite do CreaJr, do Piauí, o diretor geral da Mútua-PI, Ulisses Filho, ministrou palestra sobre Agronomia e Engenharias Afins, no VI encontro do CreaJr . A palestra foi no dia 14 de novembro, no auditório dos Ypês na Uninovafapi.

Com um histórico de como as Engenharias surgiram, principalmente a Agronomia e a Civil, o diretor da Mútua-PI iniciou sua fala. Segundo ele observou, essas áreas datam desde a pré-historia, no momento em que o homem fixou-se num local construindo uma casa e plantando seu alimento. "​Há de se observar, por se tratarem de profissões bastante antigas, que os profissionais têm uma formação bem eclética, inclusive ocorrendo entre elas algumas áreas de sombreamento", ponderou ele.

Ulisses Filho ainda comentou que diversas profissões surgiram de parte de atividades dessas Engenharias, no caso da Agronomia podemos citar as Engenharias Agrícola, Florestal, de Irrigação, Zootecnia, de Horticiltura, entre outras. Essa ramificação, indica ele, tem gerado uma serie de conflitos de atribuições entre essas profissões, fazendo com que algumas tentem garantir a exclusividade na atividade através de leis e não levando em consideração a necessidade do mercado e desrespeitando as profissões com formação ecléticas.


Público do Encontro

 

Fonte: Mútua-PI

Fotos: Mútua-PI

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.