Mútua-PA receberá a passagem do Círio de Nazaré

Receber a Padroeira de Belém, Nossa Senhora de Nazaré, trata-se do acontecimento anual mais importante para o povo paraense, sendo a passagem do círio o momento para congregar e festejar entre família e amigos. Compartilhando esse sentimento de confraternização do povo de Belém, a Mútua-PA já se prepara para receber a passagem do Círio de Nazaré. Na terça-feira (6), o prédio da Caixa de Assistência recebeu ornamentação típica das festividades especialmente para a ocasião.

O Círio de Belém é um Patrimônio Cultural de Beleza Imaterial desde 2004 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A procissão, caracterizada principalmente pelas ofertas feitas com vela (o Círio, do latim cereus) têm origem em Portugal e popularizou-se em Belém e outras tantas cidades do interior do Pará.

Celebrado no segundo domingo de Outubro (próximo dia 11), o Círio segue, pelas ruas da cidade, da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Padroeira é venerada pelos fiéis. A romaria, que é uma tradição secular reúne, anualmente, cerca de dois milhões de fiéis numa procissão pelas ruas da capital paraense.

 

 

Fonte: Acme com informações da Mútua-PA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.