Soea hospeda lançamento do livro Drenagem, pavimentação e urbanização de vias

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (16), durante a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o livro Drenagem, pavimentação e urbanização de vias – composições de custos unitários – obras de infraestrutura urbana. A obra traz análises de diversos profissionais de renome do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre drenagem urbana, pavimentação urbana (pavimentos rígido e flexível), urbanização e sinalização horizontal. A edição está sendo distribuída aos participantes da 72ª Soea para profissionais e universitários.


À tarde, a edição foi distribuída aos participantes da 72ª Soea, quando os autores do livro autografaram centenas de exemplares para profissionais e estudantes. Os autores têm a expectativa de que o livro sirva como referência para empresas públicas e privadas e como instrumento de consulta para comissões de licitação de órgãos públicos. De acordo com o idealizador da obra, Ronaldo Starling, foi feito um levantamento minucioso de dados técnicos e de composição de custos unitários para a elaboração do livro. “A obra é uma ferramenta imprescindível de gestão e execução de obras e projetos de engenharia”, completou. Além de Starling, trabalharam na composição da obra o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, o presidente do Crea-DF, Flavio Correia de Sousa, o ex-diretor-presidente da Mútua, Cláudio Pereira Calheiros, entre outros profissionais da área técnica.

Durante a solenidade de lançamento, José Tadeu manifestou sua satisfação de participar desse trabalho. “Este livro é uma semente que estamos plantando em terra fértil, porque sabemos que ela vai crescer e vai dar frutos. Por isso, não vamos parar na primeira edição”. Para ele, a obra traz conhecimentos que contribuem não somente para o crescimento tecnológico, mas também para toda a sociedade.

O presidente do Crea-DF, Flavio Correia, destacou a importância da obra para o Distrito Federal e para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua, ao trazer informações importantes como, por exemplo, sobre como uma boa drenagem deve ser executada para se evitarem problemas de alagamentos. “É um acontecimento notável no momento histórico que o País atravessa, como um dos precursores de tecnologia de ponta no mundo”, destacou Flavio.

            

Fonte: soea.org.br

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.