Solenidade no Confea marca mudança de gestão da Diretoria Executiva da Mútua


 Júlio Fialkoski, Jorge Silveira, Marcelo Morais, Gerson Taguatinga,  ministro Humberto Martins, Paulo Guimarães, José Tadeu, Cláudio Calheiros, Luiz Alberto, Lino Gilberto, Ricardo Veiga e Antonio Salvador

O encerramento do mandato dos diretores executivos da Mútua, triênio 2012/2015, e a transição para início da nova gestão (2015/2018) foram reverenciados nessa segunda-feira (24), em solenidade na Sede do Confea, em Brasília (DF). Os diretores eng. agr. Cláudio Pereira Calheiros (presidente), eng. agr. Ricardo Antonio de Arruda Veiga (Benefícios), téc. Em Edif. Lino Gilberto da Silva (financeiro), eng. agr. Luiz Alberto Freitas Pereira (administrativo) e eng. eletric. Antonio Salvador da Rocha (Tecnologia) passaram os cargos para os diretores eleitos: eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (presidente), eng. civ. Jorge Roberto da Silveira (Benefícios), eng. civ. Gerson de Almeida Taguatinga (financeiro), eng. mec., civ e de Seg. Trab. Júlio Fialkoski (administrativo) e eng. civ. Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais (Tecnologia).

Ministro do STJ prestigia cerimônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins, prestigiou a solenidade, que foi conduzida pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva, e acompanhada pelos presidentes de Creas, Flávio Correia de Sousa (DF), Evandro Alencar (PE), Arício Rezende (SE), Victor Frota Pinto (CE) e Marcos Camoeiras (RR); pelos conselheiros federais Marcos Mota, Paulo Roberto Lucas Viana, Lúcio Ivar do Sul e Romero Peixoto; e por presidentes de entidades, como o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro e o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto Neto. Ainda presentes,os diretores regionais da Mútua, Joseval Costa Carqueija (Caixa BA) e Maxwell Simes de Souza Paiva (Caixa DF)  o coordenador do Cden, Jorge Nei Brito, o ex-presidente do Confea, Wilson Lang,  e colaboradores da Mútua e do Confea.

Discurso de despedida


Calheiros: balanço da gestão e agradecimentos

Abrindo os trabalhos da noite, o presidente do Confea passou a palavra ao então presidente da Mútua, Cláudio Calheiros, para seu discurso de despedida. “A Mútua hoje é uma instituição sólida. Nossas metas foram alcançadas em decorrência do trabalho desenvolvido com a participação efetiva dos nossos diretores Ricardo Veiga, Luiz Alberto, Lino Gilberto, Antonio Salvador, dos diretores regionais, gestores e colaboradores, aos quais venho agradecer o empenho no desenvolvimento dos trabalhos deste triênio”, ressaltou. Calheiros enumerou, ainda, algumas das principais ações realizados na gestão: reformulação dos regulamentos dos benefícios e criação de novos; aumento das concessões de benefícios e de associados; fortalecimento da descentralização; repasses mais substanciais para a realização da Soea; criação da ferramenta online Divulga Mútua para administração das solicitações de convênios com os Creas e as entidades de classe; compra e desenvolvimento de equipamentos de informática e de softwares; ampliação dos treinamentos dos diretores e colaboradores da Mútua; criação do fundo de previdência complementar próprio do Sistema Confea/Crea e Mútua – o PrevMútua-; implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos funcionários; e adoção do sistema de gestão da qualidade ISO 9001. Esses foram alguns dos projetos citados por ele.

Agradecimentos também compuseram a fala de Calheiros. “Neste momento, não poderia também deixar de agradecer a todos os que contribuíram direta ou indiretamente para o alcance do nosso sucesso. Agradeço a Deus, meus familiares, ao Presidente do Confea José Tadeu da Silva, aos conselheiros federais, presidentes de Creas, conselheiros regionais, dirigentes de entidades de classes, instituições de ensino, mutualistas e todos os profissionais do nosso sistema Confea/Crea e Mútua”. Em homenagem ao presidente do Confea, Calheiros entregou-lhe uma placa em gratidão pelo apoio, confiança e amizade externados ao longo de todo o triênio que o engenheiro agrônomo esteve na Mútua. José Tadeu também recebeu das mãos do presidente da Mútua o primeiro exemplar do relatório de gestão 2012/2015.

“Nova jornada”


Paulo Guimarães, novo presidente da Mútua
 

Na sequência, foi a vez do presidente eleito Paulo Guimarães, expressar suas considerações acerca do que chamou de “nova jornada”. Ele agradeceu, inicialmente, aos diretores da gestão que se findava, pelo apoio e crença em seu trabalho como superintendente da Mútua e, também, ao presidente do Confea, aos conselheiros federais, aos presidentes de Creas e de entidades e aos colaboradores da Mútua. “Contamos (diretoria executiva) com a colaboração de todas as lideranças aqui presentes”, sublinhou. Guimarães fez questão de destacar a evolução da Caixa de Assistência ao longo dos anos, mas reconheceu que ainda há muito trabalho a ser feito. “Há de se reconhecer o quanto a Mútua melhorou e também os desafios que temos.”

“Construtores de ideias e de belezas”


Ministro Humberto Martins

Além da honra de contar com a presença do Ministro Humberto Martins, os presentes à solenidade foram agraciados com belas e sábias palavras do magistrado em deferência aos diretores que deixam a Mútua e em confiança aos que chegam. O ministro destacou o trabalho realizado pela Diretoria Executiva na gestão de Calheiros, comentando que o grupo “prestou relevantes serviços sociais aos profissionais”. Ao presidente eleito Paulo Guimarães, ele disse: “Externo minha confiança de que suas metas e objetivos serão alcançados em favor dos profissionais que confiaram nessa instituição, elegendo o senhor e sua Diretoria, na certeza de que melhorias serão galgadas para o desenvolvimento dos profissionais e, em consequência, do nosso país”.

Sabendo da importância do Sistema Confea/Crea e Mútua, assim como do Judiciário brasileiro, o ministro definiu os profissionais desses dois segmentos como “construtores de ideia e de belezas” e ainda pontuou as características de um bom gestor em sua visão. “Três critérios dignificam um gestor: saber ouvir, ter prudência em saber o que é certo e errado depois do diálogo e a sabedoria para aplicar, através da humildade, seus conhecimentos. Desejo muita sabedoria à nova diretoria, igualmente como vemos que foi a gestão Cláudio Calheiros e dos demais diretores que estiveram ao seu lado.”

Nascimento da Mútua


O presidente do Confea (segundo a partir da esq.) reconheceu parabenizou a diretoria gestão 2012/2015 pelo trabalho e desejou sucesso aos novos diretores da Mútua

José Tadeu agradeceu a presença do ministro, dando-lhes boas-vindas à “casa da Engenharia”. “Vossa presença abrilhanta nossa singela cerimônia”, disse o presidente do Confea. José Tadeu parabenizou a diretoria da Mútua pelo trabalho e proferiu votos de confiança à nova gestão.  “Hoje vemos uma Mútua forte e com destaque nacional. Tenho certeza de que a nova Diretoria vai dar prosseguimento ao bom trabalho desenvolvido pelos diretores que estão encerrando o mandato”
Relembrando o início da Mútua, cuja semente nasceu do sonho de Saturnino Brito, José Tadeu fez um retrospecto da construção e consolidação do Sistema Confea/Crea e Mútua, enfatizando que o momento é de reflexão “precisamos sempre lembrar porque a Mútua foi criada”, enfatizou.

O presidente do Confea ainda falou sobre os projetos ligados ao Sistema e à área tecnológica brasileira que fazem parte do projeto de assessoria parlamentar. Segundo José Tadeu, com o forte trabalho das lideranças, o projeto que destina parte dos recursos do confea, dos Creas e da Mútua para o aperfeiçoamento dos profissionais foi aprovado e será sancionado pela presidente Dilma nessa quarta-feira (26), no Palácio do Planalto, com a presença de representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.


Solenidade foi prestigiada por conselheiros, presidentes de Creas e de entidades de classe e colaboradores da Mútua e do Confea

Despedida

Também nessa segunda-feira (24), os diretores executivos realizaram reunião com os colaboradores da Mútua Sede para agradecer pelo convívio, pelo apoio e pelo empenho e dedicação nos três anos da gestão. Os cinco diretores também lembraram a importância da parceria e da união existentes entre o grupo e da amizade fortalecida no período.

Ainda foi realizada homenagem dos colaboradores aos diretores, com a entrega de um quadro de fotos dos momentos mais marcantes de cada diretor. Acompanhando a montagem de fotos, uma mensagem de agradecimento e reconhecimento pelos trabalhos prestados à Mútua.

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Flávio Mottola e Hugo Oliveira (Acme/Mútua)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.