Apresentação da Mútua, homenagem do Crea-AC aos diretores e lançamento de Frente Parlamentar marcam último dia do CP


Calheiros (primeiro à dir.) realizou apresentação durante a reunião do Colégio de Presidentes. Também à mesa: o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, o presidente do Confea, José Tadeu, o presidente do Crea-PA, Elias Lima, e o presidente do Crea-AP, Laércio Aires

Trabalho realizado, metas alcançadas e parcerias de sucesso. Essas três ideias resumem os três anos dos diretores executivos da Mútua, gestão 2012/2015 (24/08/12 a 24/08/15). Fazendo um balanço do período, o diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Cláudio Calheiros, realizou apresentação na Reunião do Colégio de Presidentes, em Maceió (AL), nesta sexta-feira (21). O engenheiro agrônomo alagoano aproveitou para agradecer, juntamente com os diretores executivos da Instituição, que também encerram seus mandatos, ao presidente do Confea, José Tadeu da Silva, aos presidentes de Creas e ainda aos conselheiros federais, entidades nacionais, diretores regionais da Mútua, lideranças e colaboradores , tanto da própria Mútua, quanto do Confea.

O crescimento do número de associados e o aumento das concessões foram também destaques da fala de Calheiros. “Um dos principais projetos que tínhamos para esta gestão era a reformulação dos benefícios, com o objetivo de levar mais recursos aos profissionais”, comentou ele ao citar os números de sua gestão: no período de setembro de 2012 a agosto de 2015, foram concedidos aproximadamente 300 milhões de reais, enquanto que no período compreendido entre a criação da Mútua, em dezembro de 1977, e agosto de 2012 foi liberado o montante de 346 milhões de reais. “O valor concedido neste triênio corresponde a cerca de  45% do valor total concedido desde o início das atividades da Caixa de Assistência”, destaca Calheiros.

Presentes também, os diretores eng. agr. Ricardo Antonio de Arruda Veiga (Benefícios), téc. Em Edif. Lino Gilberto da Silva (financeiro) e eng. agr. Luiz Alberto Freitas Pereira (administrativo). O diretor de Tecnologia, eng. Eletric. Antonio Salvador da Rocha, não pôde comparecer à reunião, pois havia agendado compromissos na Sede da Mútua, em Brasília. Todos eles também finalizam a gestão, que tem término na próxima segunda (24), certos do dever cumprido. “Estou extremamente satisfeito com o desempenho da Mútua nesses três anos em que tive a honra de desempenhar a função de Diretor Executivo na área de Benefícios”, destaca Veiga. Lino Gilberto completa: “Fechar este ciclo após um trabalho tão dedicado e meticuloso, foi, antes de tudo, um privilégio”. Avanços para o quadro funcional tiveram ênfase para Luiz Alberto. “À frente da Diretoria Administrativa, na gestão 2012/2015, soluções foram buscadas levando em conta as experiências vivenciadas e sonhadas por seus colaboradores”. Por fim, Salvador evidenciou que seu trabalho nos ‘bastidores’ foi essencial para que todos os objetivos da Diretoria fossem atingidos. “A área de tecnologia é uma área de apoio às atividades fins e eu tinha plena consciência de sua importância e de como ela poderia contribuir para melhorar a qualidade dos serviços da Mútua”, disse ele.

Crea-AC homenageia diretores


Carminda com os diretores da Mútua: homenagem

A presidente do Crea-AC, eng. agr. Carminda Luzia Silva Pinheiro, homenageou os diretores da Mútua, em agradecimento aos serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e Mútua e aos profissionais, nestes três anos que ocuparam os cargos máximos da Caixa de Assistência. O gesto foi promovido nesta sexta-feira, durante a reunião do CP, com a entrega de placas aos diretores.


Os recém-eleitos diretores da Mútua (gestão 2015/2018), Júlio Fialkoski e Paulo Guimarães, também acompanharam os trabalhos do CP

Lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia de Alagoas

O lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia de Alagoas também marcou o encerramento da 4ª Reunião do Colégio de Presidentes, nesta sexta-feira. A iniciativa une-se a outras linhas de ação encabeçadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), como a Frente Parlamentar da Engenharia e Agronomia, liderada pelo Conselho, desde 2013. O evento reforça a união dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa do desenvolvimento, da Engenharia e dos empregos no País, como a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, lançada pelo Crea-BA, em julho; como a participação do Confea no fórum permanente liderado pela Câmara dos Deputados e com alcance interministerial e de outras ações parlamentares, além do recente Manifesto “Pela Engenharia, em Favor do Brasil”, que integrou o Conselho a diversas entidades do setor produtivo nacional, em ato no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.  
O manifesto “Pela Engenharia, em Favor do Brasil”, lançado na última segunda-feira (17), aliás, foi tema da reunião do Colégio de Presidentes na quinta-feira (20), tendo sido aprovada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia uma ampla campanha de divulgação e conscientização por parte do Sistema, inclusive na 72ª Soea, que será realizada de 15 a 18 de setembro, em Fortaleza (CE).

“Quero parabenizar o Crea-AL pela criação da Frente Parlamentar. E faço um apelo aos demais presidentes de Creas para que também criem as suas Frentes, para que mostremos ao País e ao mundo que somos importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas e que estamos aqui para cumprir o que fala o artigo 1º da nossa Lei [5.194/66]: que o exercício das nossas profissões caracteriza-se pelas realizações de interesse social e humano. Porque é esse interesse que está acima de toda e qualquer discussão e é isso que vamos fazer por meio da Frente Parlamentar de Alagoas”, comentou o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. Durante sua fala, ele ainda pediu ao deputado federal e engenheiro civil Ronaldo Lessa (PDT-AL) que continuasse ajudando a engenharia, “sensibilizando seus pares para que possamos avançar e reconhecer o valor dessa categoria que é tão importante para o povo e o nosso País”.

Com a presença de muitas outras autoridades alagoanas, a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia de Alagoas, assim como as ações parlamentares do Confea,  busca incentivar o atendimento a demandas junto dos poderes legislativos municipais, estaduais, distrital e federal, como o piso salarial de engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos e meteorologistas.


Presidente eleito da Mútua, Paulo Guimarães; vice-presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento; ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, presente ao local do evento; presidente José Tadeu da Silva; ex-governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; presidente do Crea-AL, Fernando Dacal Reis, e o deputado federal Ronaldo Lessa

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.