Congresso Brasileiro discute o solo e suas múltiplas funções

Teve início no domingo (2), o XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, com o tema “O Solo e suas Múltiplas Funções”, no Centro de Convenções de Natal. O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, foi  representado  pelo conselheiro federal, eng. agr. Mário Varela Amorim.
Na manhã desta segunda-feira (3), dois temas foram discutidos em simpósio e conferência. O especialista australiano Alexander Mac Bratney tratou das dimensões e segurança do solo e, em seguida, a conferencista Regina Alvalá abordou o tema “Solos urbanos e vulnerabilidades das cidades às mudanças climáticas”. À tarde estão sendo realizados três simpósios: “Funções do solo e mudanças climáticas”; “Inoculantes não tradicionais da agricultura: novos rizóbios e não leguminosas” e “Estratégias de suprimento eficiente de nutrientes para mitigação de emissões de gases de efeito estufa de solo em sistemas agrícolas”.
Amanhã (4), segue mais um dia de atividades com temas variados, começando às 8h30, com dois palestrantes estrangeiros, da França e da Alemanha. À tarde também serão discutidos temas, como “Estoques e fluxos de carbono no sistema solo-planta no Bioma Caatinga” e “A utilização física para a ciência do solo”. Também será iniciada a apresentação de e-pôsteres sobre Fertilidade, Microbiologia, Física e Poluições.
As palestras e conferências estão sendo ministradas por grandes nomes nacionais e internacionais, de países como Estados Unidos, França, Alemanha e Austrália. O Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A (EMPARN) e correalização da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Embrapa Solos, além do apoio de diversas entidades e instituições públicas.

Participação do Confea
Até sexta-feira (7), o Conselho Federal recepciona em seu estande institucional os mais de três mil participantes que são esperados na edição deste ano. No espaço será divulgado o trabalho desenvolvido pelo Conselho, esclarecidas dúvidas de visitantes e distribuído material informativo de interesse dos profissionais e da sociedade.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.