Mútua-PI participa do III Eco Piauí. Evento abordou o tema “Água e Energia: vetores de desenvolvimento”


Mesa de honra do Evento, com a presença do diretor-geral da Mútua-PI, Ulisses Filho (segundo a partir da direita)

Com apoio da Mútua-PI, foi realizada no mês passado, no Blue Tree Hotel de Teresina (PI), a terceira edição do Encontro do Meio Ambiente do Piauí, o Eco Piauí, com o tema: Água e Energia: Vetores de Desenvolvimento. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Piauí (SENGE-PI) e pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

A mesa de abertura das atividades contou com a presença do diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea–Mútua-PI, Raimundo Ulisses de Oliveira Filho; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira; prefeito de Teresina, Firmino Filho; dos secretários de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Luiz Henrique Souza de Carvalho; da representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Lúcia Ana de Melo e Silva do diretor da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e integrante do Fórum Mundial da Água, Newton Azevedo; do presidente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Herbert Buenos Aires de Carvalho; do presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen; o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC-PI); a vereadora Teresa Britto (PV) e Henrique Pires, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e do ex-deputado estadual Antônio Uchôa.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Antonio Florentino de Souza Filho, falou da importância do evento para o desenvolvimento de projetos do estado e  da união da FNE e Sindicatos no “Cresce Brasil” desde 2006 com a finalidade de levar aos gestores do País proposta de crescimento. “Estamos passando por um momento difícil no Brasil, crise hídrica e energética. Isso tem levado a demissões na engenharia e grandes problemas na economia. O Eco Piauí acontece para apresentar também a situação de cada caminho da engenharia no Brasil e no Piauí, com o propósito de obter soluções com esta fase em que o País se encontra.”

O evento contou com palestras, debates e apresentações. O público, que lotou o auditório destinado, foi composto principalmente por profissionais e estudantes da Engenharia e Agronomia. A assessora especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Lúcia Ana de Melo e Silva, destacou a importância da juventude envolvida nas discussões do desenvolvimento sustentável: “Pelas falas dos gestores estaduais, foi possível perceber a intenção de fazer um debate que traga ações concretas para o estado do Piauí. Hoje, vi muitos jovens engenheiros e jovens estudantes de engenharia e isso nos deixa muito tranquilos, do ponto de vista de reconhecer que essa questão não é algo do passado, é atual e isso mostra que estamos preocupados em encontrar soluções”.

Participação da Mútua


O prefeito de Teresina, Firmino Filho (segundo a partir da esq.), e o Secretário da SDU, Cleto Barata (segundo a partir da dir.), visitaram o estande da Mútua-PI e foram recepcionados pelos diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PI, Ulisses Filho (ao centro), Lucio Vieira (primeiro da esq.) e Walterwilson Carvalho (primeiro da dir.)

Durante todo o evento, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PI – Mútua-PI recebeu profissionais, estudantes e lideranças politicas no seu estande. O III Eco acontece a cada 2 anos e sempre é bastante prestigiado pelo público do Estado, devido as temáticas convidativas discutidas no encontro, que auxiliam a sociedade a superar problemas. A Mútua-PI sempre apoiou o evento, desde sua primeira edição, e isso mostra que a entidade está cada vez mais próxima das pessoas. “Esse tipo de mobilização acontece para que os sócios e não sócios da Mútua sejam atendidos até em atividades como essas. No estande, a Mútua disponibilizou material de divulgação institucional aos sócios e novos sócios e ofereceu também uma mesa de recepção para que todos se sentissem convidados a entrar e receber informações sobre a entidade”, disse o diretor-geral da Mútua-PI.

Além disso, o espaço da Mútua no III Eco Piauí possibilitou muita interação com o público e foi um dos mais visitados do evento. Autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a assessora especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Ana Melo e Silva, o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o diretor do SENGE-PI, Paulo Alexandrino, o presidente da AEAPI, Tadeu Oliveira, o ex-diretor do DNOC, José Carvalho, um dos palestrantes do evento, Avelar Amorim, o diretor geral da FAPEPI, Francisco Guedes, o presidente da AGEPI, Ronildo, o conselheiro do CREA-PI, Arcoverde, e o inspetor de Parnaíba, Antonio Correia, estiveram no estande da Mútua.


Estande da Mútua foi um dos mais visitados do evento

 

Fonte: Mútua-PI

Fotos: Mútua-PI

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.