Confea busca selo de equidade de gênero e raça

Ao decidir dilatar o prazo, até novembro deste ano, para o  Grupo de Trabalho Equidade de Gênero, do Confea, apresentar o relatório final sobre as atividades de 2014, – Decisão Plenária 1407/2014, tomada na Sessão 1407 -, os conselheiros federais permitiram que o GT continuasse atuando para alcançar um de seus objetivos: obter o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, emitido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), órgão ligado diretamente à Presidência da República.
Nesse sentido, um Termo de Compromisso assinado entre Eleonora Menicucci de Oliveira, ministra-chefe da SPM/PR e o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, “é mais um passo para alcançarmos o selo, o que deve acontecer em novembro próximo”, anuncia Ineivea Farias, Superintendente de Estratégia e Gestão (SEG), do Confea, e coordenadora do Comitê Interno responsável pela implantação de ações que visam à equidade entre funcionários e colaboradores do Conselho Federal.
Mais que acertada, a decisão do plenário atesta a defesa feita pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva, para quem: “É inadmissível, inaceitável qualquer tipo de discriminação de raça, credo, cor e gênero”, afirmou na manhã da quinta-feira (30), ao receber o Termo de Compromisso das mãos da coordenadora do GT, a vice-presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento.

Avanços 
Ana Constantina, por sua vez, não escondia a alegria de ver no gabinete da presidência do Confea, “a vida e o movimento natural gerado pelas mulheres no ambiente de trabalho”. Ela ressaltou a importância do selo: “O selo é uma formalidade, mas que atesta o quanto avançamos nas discussões e incentivos para aumentar a  representação feminina dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua”. 
Ana já anunciou que na próxima Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (72ª Soea), a ser realizada em setembro próximo, em Fortaleza (CE), haverá um fórum especialmente dirigido à questão da equidade de gênero.
“Queremos manter o interesse revelado na Soea anterior, realizada em Teresina, quando uma tarde inteira de palestras e debates atraiu 2.800 dos seis mil participantes da Semana”, anunciou.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.